Confirmando nossa vocação e eleição: O conhecimento | 2 Pedro 1:5-6


[...] por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio | 2 Pedro 1:5-6

 Introdução 

Chegamos à quarta parte do nosso estudo Confirmando nossa vocação e eleição. Neste estudo nosso objetivo é confirmar a nossa vida cristã e nos preparar para o maior evento da história, o arrebatamento da Igreja. Como vimos recentemente no texto O iminente arrebatamento do filho varão, somente serão arrebatados aqueles que vencerem o bom combate e que estiverem preparados quando Jesus voltar. Por isso confirmar nossa vocação e eleição é a atitude mais importante em nossa era para tentar, de alguma forma, garantir amplamente a nossa entrada no reino eterno do nosso Rei Jesus. Andar assim fará com que nós estejamos diante de Deus e do Cordeiro naquele Dia maravilhoso, tendo parte na primeira ressurreição. Porque "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos" Apocalipse 20:6.

Como temos visto, este estudo demonstra a bondade de Deus para conosco, porque ele se desenvolve em partes claras para que possamos ir crescendo na graça, a fim de sermos aperfeiçoados até o dia de Cristo. Na parte anterior, nós vimos o papel fundamental da virtude e hoje falaremos sobre o conhecimento, qual sua relação com a virtude e o domínio próprio e como devemos crescer nesta virtude. Caso não tenha lido as primeiras partes deste estudo, comece pela introdução, a Diligência.

 O conhecimento 

"Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo" Filipenses 3:8.

Mas o que seria este conhecimento citado pelo apóstolo? A palavra grega utilizada tanto neste texto de Filipenses, como no trecho da segunda carta de Pedro é 'Gnosis'. E esta palavra significa inteligência, ciência ou entendimento sobre a vida cristã. Não se trata de algum dom espiritual que nos conduza a este conhecimento, apesar de que todo conhecimento sobre Cristo e sobre o caminho de nossa salvação só podem ser concedidos por Deus. Mas neste caso o conhecimento possui um aspecto científico e objetivo sobre o nosso caminho e sobre a sã doutrina que nos conduz a nossa completa salvação.

Recentemente nós postamos um texto sobre a sã doutrina. Nele nós percebemos, primeiramente, que a própria palavra nos indica que existe uma doutrina sadia, a sã doutrina. Isso implica muitas coisas para a nossa vida. Mesmo porque nós vivemos um tempo em que existe muita divisão e discussão no meio teológico sobre inúmeros temas. Cada denominação tenta provar que sua visão está correta, em detrimento de muitas outras. A verdade é que se nós não nos despojarmos da nossa visão subjetiva para ganhar a palavra de Cristo em sua totalidade e plenitude, de forma alguma chegaremos ao pleno conhecimento da Verdade.

A forma para trilhar este caminho de forma sadia e verdadeira é deixar de lado qualquer subjetividade, interesse, opinião e todo orgulho humano. Se nós queremos ser aprovados por Deus é necessário humildade para aprender com quem quer que seja sobre o único caminho do cristão: Jesus. Ele é o caminho perfeito que nos conduz em vitória. Por isso Paulo considera tudo como perda pela sublimidade do conhecimento de Cristo. Ele é o nosso caminho derradeiro para a salvação da nossa alma. Somente Ele, através das suas palavras e mesmo pelas palavras dos seus apóstolos, pode nos indicar este santo caminho.

Para ganhar o conhecimento de Cristo, precisamos nos despojar de nós mesmos. Sem humildade nunca alcançaremos a sabedoria divina a fim de trilhar o caminho da nossa salvação. É sobre isso que se trata este conhecimento. Conhecer todos os meandros da sã doutrina para que no fim da nossa carreira nós sejamos achados dignos de ser partícipes das bodas do cordeiro. Ter o conhecimento completo para que a nossa vida não seja infrutífera em Deus e para que nós não venhamos a nos desviar nem para a direita e nem para a esquerda.

 Associar com a virtude, o conhecimento 

"Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta a fragrância do seu conhecimento em todos os lugares" 2 Coríntios 2:14.

A primeira relação que encontramos com o conhecimento é a virtude. No texto, inclusive, a virtude é citada antes do conhecimento e isto, por si só, já nos indica um aspecto importante em relação ao caminho da confirmação da nossa vocação e eleição.

 O perigo do academicismo 

Muitas pessoas consideram que se não conhecerem profundamente sobre um tema, não será possível praticá-lo em suas vidas. Porém, este principio não deve ser aplicado na caminhada cristã. Em nossa caminhada o fundamento inicial é a fé. Dela deve jorrar as nossas virtudes que, como vimos no estudo anterior, são também as boas obras. Isso significa que o cristão não precisa, necessariamente, conhecer um tema para praticá-lo. Basta ter fé. O trecho da segunda carta de Pedro fala que devemos associar à virtude, o conhecimento e não o contrário. Ou seja, na vida cristã as nossas ações devem preceder o nosso conhecimento.

Este aspecto implica muitas coisas e nos mostra que o nosso academicismo teológico não faz bem para a confirmação da nossa vocação e eleição. Deus deseja ter filhos frutíferos em toda boa obra e não professores de teologia. Essa fé operosa é citada por Paulo na primeira carta aos Tessalonicenses como sendo uma das caraterísticas que comprovavam a eleição daqueles irmãos. Igualmente em nosso tempo, a nossa eleição será confirmada quando a nossa fé for operosa. E isso não se baseia no conhecimento prévio.

 A fé operosa e o conhecimento 

Uma vez que temos uma fé operosa, podemos avançar para o conhecimento. A prática fará com que cresçamos no conhecimento de Cristo. Ao final da carta Pedro ele finaliza dizendo aos irmãs que "[...] cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" 2 Pedro 3:18. O caminhar santo para confirmação da nossa vocação e eleição deve ser uma crescente. Imagine que você estivesse subindo uma montanha muito ingrime. No alto está o prêmio da nossa vocação e Jesus logo virá. Você ficará estudando formas de subir a montanha ou subirá apresadamente da forma como conseguir? Para subir a montanha precisamos unicamente da nossa fé. O conhecimento será uma das consequência do nosso caminho.

Mas há outro aspecto interessante. Estas características não foram dispostas de forma aleatória, mas de forma organizada para nos mostrar que o conhecimento também deve enriquecer as boas obras geradas pela nossa fé. Se temos esta fé operosa, quanto mais conhecimento tivermos, maiores serão as nossas obras. E quanto mais operarmos nossa fé através deste conhecimento, mais poderemos manifestar a fragrância do conhecimento de Cristo através da nossa vida. Assim, uma vez que aplicarmos a operosidade da nossa fé ao conhecimento ele irá impulsionar ainda mais o nosso crescimento em Deus. Veja este estudo, por exemplo. Conhecer estas coisas poderá auxiliar a sua vida com Deus fazendo com que você não seja infrutífero em seu caminhar. É o conhecimento gerando boas obras nas nossas vidas.

 O Pleno Conhecimento  

"[...] graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor" 2 Pedro 1:2.

"Faço isto para que o coração deles seja consolado e para que eles, vinculados em amor, tenham toda a riqueza da plena convicção do entendimento, para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" Colossenses 2:2-3.

Existe, ainda, um outro tipo de conhecimento descrito tanto na segunda carta de Pedro, como em diversos outros pontos do novo testamento. A tradução para o português normalmente trás a expressão plenos conhecimento. A palavra utilizado no grego é Epignosis. E seu significado literal é um conhecimento correto e preciso. O conhecimento é sobre Deus e de Jesus, nosso Senhor. Também trata-se do conhecimento do caminho da justiça, o único caminho do cristão, que também é Cristo.

É interessante falar sobre isso, porque isso nos indica que este conhecimento que iremos adquirir durante a nossa peregrinação neste mundo deve atingir um patamar completo e pleno. Ou seja, o conhecimento do caminho da justiça, apesar de profundo e riquíssimo, deve preencher a nossa mente de tal forma a ponto de compreendermos "[...] com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade" Efésios 3:18. O Senhor deseja que sejamos enriquecidos em conhecimento de tal forma que o caminho da justiça seja amplamente conhecido por todos os santos.

Este trecho de Efésios também nos indica outra característica notável. Devemos compreender este caminho com todos os santos. Quando iniciei os estudos sobre a confirmação da nossa vocação e eleição considerei, erroneamente, que seria um caminho solitário. Entretanto, uma das bases do conhecimento de Cristo é a sua multiforme sabedoria que é revelada na Igreja. Ninguém possui todo o entendimento. Por isso precisamos de todos os santos para caminhar em unidade, crescendo na graça e na revelação do caminho da justiça, aprendendo humildemente e conjuntamente com todos os santos sobre esta graça maravilhosa.

 Associar com o conhecimento, o domínio próprio 

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" Gálatas 5:22-25.

A segunda relação que vemos neste texto de segunda Pedro é a correlação entre o conhecimento e o domínio próprio. E aqui o entendimento sobre esta relação não é muito difícil de perceber. Isso porque uma vez que crescemos em conhecimento, naturalmente iremos crescer na graça de Deus e isso nos ensinará, na prática, a dominarmos todo o nosso corpo.

O domínio próprio também é um fruto do Espírito. À medida em que crescemos nas virtudes cristãs, que não se resumem às nossas ações, cresceremos também em santificação vivendo no Espírito e mortificando as obras da nossa carne. O resultado prático é o domínio próprio, gerado pelo Espírito de Cristo que é o nosso caminho.

 Nem inativos, nem infrutuosos 

"Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo" 2 Pedro 1:8.

Crescer em conhecimento fará com que sejamos plenos no Senhor Jesus Cristo. O resultado desse caminhar é que não seremos, de forma alguma, inativos ou infrutuosos. A boa árvore é conhecida pelos seus frutos. Se andamos segundo as palavras de Jesus, naturalmente iremos também praticar as mesmas obras do nosso Rei. Vejam que o aspecto prática do caminho da justiça é perene e constante. O objetivo do nosso crescimento é para que nós sejamos, corporalmente, a luz do mundo que ilumina as trevas e que revela o bom aroma do conhecimento de Jesus ao mundo e revela o mistério do reino eterno a este mundo, a saber Cristo Jesus, o único caminho para o Pai.

Que nós, com todos os santos, sejamos revestidos da incorruptibilidade, do novo homem, criado em Deus para boas obras. Nele temos a redenção, arraigados na fé operosa e crescendo no conhecimento Dele. Espalhando neste mundo as insondáveis riquezas do seu conhecimento e a fragrância da sua sabedoria, que se fizeram conhecidas nos últimos dias por amor de si mesmo e para que na Igreja a glória eterna do Deus invisível seja manifesta a este mundo para salvação de todo aquele que crê. Esta tão grande salvação, que os profetas inquiriram durante milênios, a fim de conhecer a salvação que havia separado para aqueles que viriam um dia a serem alcançados pela mão do nosso Senhor para manifestação completa, perfeita e plena do seu ser. Sendo igualados a Cristo Jesus, a fim de que sejamos para louvor da Sua glória, nós os que esperamos a revelação final da sua obra no grande e majestoso Dia do Senhor, que logo se aproxima.

Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro pertencem a salvação. A Igreja exalta o nome do nosso Deus e do Cristo, nosso Rei. O primogênito dos mortos, o soberanos dos reis da terra e a expressão exata do Deus invisível. Sejamos para glória do nosso Deus em nossa vida. Crescendo em conhecimento para manifestação da sua obra até a Sua vinda. Seja exaltado, meu Pai! A quem Jesus revelou e que ainda revela pelo conhecimento insondável revelado aos seus pequeninos.

Confirmando nossa vocação e eleição: O domínio próprio
Confirmando nossa vocação e eleição: A perseverança
Confirmando nossa vocação e eleição: A piedade
Confirmando nossa vocação e eleição: A fraternidade
Confirmando nossa vocação e eleição: O amor

Postar um comentário

0 Comentários