Pela graça sois salvos, mediante a fé | Efésios 2:8


Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie | Efésios 2:8-9

No texto de meditação de hoje nós iremos dar seguimento ao tema da fé. Desta vez, nossa meditação será sobre o aspecto da salvação pela graça e como as boas obras se relacionam a esta salvação.

 A salvação 

"Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor" Filipenses 2:12.

A salvação é principal tema das sagradas escrituras. Deus realizou uma obra maravilhosa ao enviar seu único filho para morrer pelo mundo, a fim de que de um se fizesse uma grande família de filhos semelhantes a Jesus. Ele é o nosso exemplo, a porta e o caminho para a nossa salvação. E isso significa muito. Existem muitas pessoas que acreditam que a salvação é acontecimento único na vida do cristão. Que quando aceitamos Jesus a minha vida é completamente salva do inferno, mas será que é isso mesmo a palavra nos indica?

Essa visão estática da salvação precisa ser alterada para a visão de uma salvação dinâmica. A nossa salvação será revelada nos últimos dias, quando Jesus vier buscar seus vencedores. Portanto, enquanto isso não acontecer, cabe a nós, a Igreja do Cordeiro, batalhar arduamente pela confirmação da nossa salvação todos os dias. Paulo nos ensina este princípio na carta aos Filipenses. Vejam as palavras do apóstolo. Ele nos incita a desenvolver nossa salvação com temor e com tremor. Isso porque a salvação não nos pertence. Ela pertence a Deus, que já nos preparou um caminho para que andássemos. No fim desse caminho se encontra o nosso prêmio, a salvação e conservação das nossas almas.

 A salvação pela fé 

Mas o que este aspecto da salvação tem a ver com a salvação pela fé? Tem tudo a ver. A fé é inicio da caminhada neste caminho da justiça que Deus preparou de antemão para que andássemos. A fé fará com que nossa caminhada neste caminho árduo seja possível. O verdadeiro caminho do cristão, em busca da justificação e da completa redenção de Deus é um caminho dificílimo. Assim como Jesus não veio para revogar a Lei, mas para cumprir, se seguimos os seus passos necessariamente nós também devemos cumprir a Lei. E a única forma de cumprir a lei é através da fé e da lei do Espírito da Vida. É por isso que sem fé é impossível agradar a Deus. A fé tem o objetivo de cumprir em nós tudo aquilo que Deus preparou.

Assim, a salvação é por fé e não por obras. A fé por si só não se baseia em obras, mas em crer profundamente na obra de Jesus por nós a fim de que nós mesmos, em nossa carne, assim como Jesus e através do Espírito da Vida, possamos cumprir na nossa vida a Lei de Deus. É um caminhar que se inicia com a fé, conforme temos visto no estudo Confirmando nossa vocação e eleição. E além de apenas iniciar o caminho da justiça, a fé deve nos acompanhar durante todo o nosso percurso neste caminho. Sempre que houverem obstáculos intransponíveis é a fé que nos dará a força necessária para vencê-los.

O destino final deste caminho é a nossa salvação, que se encontra em Deus. É como o prêmio deste caminho, guardado no alto e que há de se manifestar juntamente com Cristo na revelação daquele grande Dia da sua volta. Por isso a salvação é pela fé e não por obras. Não importa quantas obras realizamos. Se não tivermos fé para vencer os nossos obstáculos na vida cristã, não chegaremos no alto e consequentemente não receberemos o prêmio.

 A porta do reino e o nascer de novo 

Hoje existe uma grande confusão sobre o que é esta tão grande salvação. A ideia de que a salvação é alguma coisa que recebemos quando nos convertemos ao Senhor não está biblicamente correta. Confundimos a salvação com o nascer de novo, que nada mais é do que a porta inicial deste caminho, a porta do reino de Deus. Nascer de novo é um passo fundamental para iniciar a nossa carreira, mas o que acontece com muita frequência é que os irmãos se resumem a esta experiência e se contentam a viver de qualquer forma, desorganizadamente e não desenvolvem a sua salvação. Isto também não é bom.

Mas você pode até se indagar quando eu digo estas coisas, porque a palavra também diz que todo que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas salvo de quê? Se a nossa salvação precisa ser desenvolvida e se a fé em Cristo fará com que nós vençamos todas os obstáculos deste caminho, então a nossa salvação será gradual e se revelará no último Dia. Veja o texto de Apocalipse: "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus" Apocalipse 12:10.

E ainda na primeira carta de Pedro: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo" 1 Pedro 1:3-5.

Enquanto esta salvação não nos é revelada, é necessário batalhar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Um caminho de justiça, arraigados na fé em Jesus e que revelará, no último tempo, a salvação que está guardada para os seus.

 Criados em Cristo Jesus para boas obras 

"Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" Efésios 2:10.

Outro ponto que devemos compreender é que a salvação pela fé não indica que poderemos fazer o que quisermos. As boas obras, ou as virtudes do cristão são exatamente o resultado prático de uma fé verdadeira. Lemos na carta de Tiago que: "[...] a fé, se não tiver obras, por si só está morta" Tiago 2:17. Estudamos este tema também no estudo Confirmando nossa vocação e eleição, quando tratamos sobre a Virtude. Uma fé verdadeira, necessariamente resultará em boras obras, Assim como uma boa árvore produz bons frutos. Se a fé nos dará forças para transpor nossos obstáculos, isso significa que ela nos ajudará na prática, a andar em santidade, a viver no Espírito, a vencer o mundo e o diabo e muitas outras coisas que estão neste caminhar. A fé é como o combustível que deve nos mover neste caminho. Sem ela será impossível subir esta grande montanha.

Postar um comentário

0 Comentários