Fala o que convém à sã doutrina | Tito 2:1


Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina Tito 2:1

Hoje nossa meditação trata sobre uma grande necessidade do nosso tempo que é de observar a sã doutrina descrita por Paulo em diversas passagens no novo testamento. Por muito tempo nos meus estudos bíblicos, eu sentia que não havia muita interpretação sobre as questões relacionadas a palavra de Deus, como hoje a maioria dos cristãos consideram haver. Mas a verdade é que não existe espaço para interpretações pessoais na palavra de Deus, como Pedro nos ensina em sua segunda carta: "Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" 2 Pedro 1:20-21.

Este trecho deixa muito claro que todas as profecias, de forma alguma foram recebidas com base na interpretação humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. Esta mesma consideração pode também ser feita para os textos do novo testamento, uma vez que a maioria deles foi escrita pelos apóstolos do Cordeiro ou por irmãos que estavam juntamente com eles na Igreja primitiva. E como já vimos neste blog, as palavras dos apóstolos são o fundamento por sobre o qual a Igreja se edifica. Primeiro veio a pedra angular de esquina, o Cristo Rei de Reis. E por sobre esta rocha a Igreja foi edificada sobre o ensino dos apóstolos, que igualmente apontam para a majestade do nosso Rei Jesus. Estas coisas são reveladas no livro de Apocalipse: "A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e sobre estes estavam os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro" Apocalipse 21:14.

Assim fica claro que o que estamos fazendo hoje enquanto cristianismo está longe de ser o que Deus deseja. Vemos que cada denominação possui as suas diretrizes bíblicas, independente das outras. Cada qual entende à sua forma. Seria esse o ideal? Onde ficaria, então, a sã doutrina tão louvada e objetivada por Paulo? E aqui nós também devemos fazer uma observação, mediante as palavras do próprio Paulo: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos" 2 Timóteo 4:3. Infelizmente nós vivemos este tempo. Hoje em dia pouco se ouve sobre a sã doutrina e poucos são os irmãos que se dedicam a compressão da palavra de forma genuína e sadia, sem interesses pessoais ou interesses diversos. Para os que acompanham os outros textos do blog, nós já discorremos largamente sobre a situação da Igreja em nosso tempo. Caso você não conheça, leia o estudo A Igreja dos Últimos Dias.

Por isso eu gostaria de chamar a atenção de dois fatos extremamente importantes. O primeiro é que existe sim a sã doutrina. Sã doutrina significa, literalmente, doutrina sadia. Esta doutrina é baseada nos ensinos de Jesus e posteriormente nos ensinos dos apóstolos. Qualquer ensino que vá além ou aquém destas palavras nós podemos considerar, com toda paz no Espírito, como mentiras sórdidas para enganar. Se atente às palavras que anteriormente nos foram ensinadas. Não baseie a sua vida naquilo que alguém falou no culto, meu irmão! Talvez você esteja ainda distante daquilo que nos foi originalmente ensinado. E não se engane, porque isso hoje em dia é extremamente comum.

O segundo fato é a institucionalização da Igreja. Apesar de que a Igreja não pode ser institucionalizada, visto que é o Corpo majestoso do Cristo Rei e a expressão daquele que a tudo enche em todas as coisas. Mesmo que quiséssemos, não poderíamos, de forma alguma, encaixotar a presença de Deus. Lembre-se de que isso já foi tentado largamente pelo povo Hebreu durante milhares de anos. Esta institucionalização causa, entre outras coisas, ganância. Como eu vejo constantemente pastores que pregam meias verdades com o claro intuito do lucro! Veja o que Paulo nos diz sobre isso: "Porque existem muitos, especialmente os da circuncisão, que são insubordinados, falam coisas sem sentido e enganam os outros. É preciso fazer com que se calem, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro" Tito 1:10-11. Estes tais precisam, com urgência serem calados e expostos diante de todos para que a sua insubordinação, perante Deus, seja a todos evidente. E para que o que foi dito e ensinado nas escuras e com objetivos diversos, seja transformado em glória para o único digno de glória, louvor e exaltação.

Irmãos, eu peço solenemente diante de Deus Pai, que com o seu Espírito move a escrita destes textos, que não dê ouvidos a tais homens. Ouça a voz do Espírito através de homens humildes ou mesmo diretamente pela palavra ou pelo falar de Deus. Todos nós somos sacerdócio santo e podemos adentrar a presença do Deus Eterno que criou os Céus e a Terra. Através de Cristo Jesus temos a justificação e consequentemente a paz com este Deus maravilhoso. Não busque pelo mundo o que pode ser encontrado através do Espírito Santo.

Igualmente eu peço aos irmãos que se atentem à Sã Doutrina, como fizeram os de Bereia, que "receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim" Atos 17:11. Que Deus ilumine a nossa mente para que nós possamos ver a santa palavra que nos foi outorgada pelo Espírito de Cristo. Este mesmo Espírito habita corporalmente em nossos corações até a vinda do nosso Rei. A Deus a glória eterna, porque que não confunde seus filhos, e à Jesus o Rei eterno e derradeiro.

Postar um comentário

0 Comentários