A revelação de Jesus Cristo | Apocalipse 1:1


Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu | Apocalipse 1:1-2

Hoje começaremos um dos devocionais que talvez sejam de maior importância no nosso tempo. Esta é a introdução ao estudo do livro de Apocalipse. Como você verá nas meditações que postaremos com o tempo, compreender as palavras da profecia deste livro pode salvar a nossa alma do inferno e da condenação e ainda auxiliar tantos quanto desejam viver de modo digno nos últimos e derradeiros dias nesta terra.

 Características 

Como mencionado nos primeiros versículos do livro, ele foi escrito pelo apóstolo João, muito provavelmente durante sua prisão na ilha de Patmos. Sua datação é ambígua, mas há alguma concordância que tenha sido escrito por volta do ano 95 d.C., sendo um dos últimos escritos dos apóstolos para os servos de Cristo.

Nesta pequena introdução existem muitos pontos que devem ser percebidos, porque eles ditam todo o caminho por onde o livro se desenvolverá. Muitos leem o capítulo 1 de Apocalipse de forma displicente e isso faz com que eles não possam compreender a profundidade que o livro deseja nos revelar.

 A revelação de Jesus Cristo 

O ponto aqui é compreender o centro do livro: Jesus Cristo. Trata-se da revelação de Jesus Cristo glorificado. O desvendar final da obra de Deus sobre a terra, em Cristo Jesus. O homem que habitou entre nós morreu e ressuscitou. Jesus não está morto, Ele vive e está assentado à destra de Deus.

O livro, por toda sua extensão, trata detalhadamente sobre Jesus e a Igreja, que é seu corpo. Desde a era dos apóstolos perpassando todas as eras até a última era que precederá a grande tribulação. A começar na descrição das sete Igrejas, que como já vimos em outros estudos, além de ser uma descrição histórica, é também uma profecia sobre todas as eras da Igreja até os tempos do fim.

Se tivermos em mente que a Igreja é o corpo de Cristo e sua representação na terra, é fácil entender que o centro do livro não pode ser outro senão Jesus e a Igreja. E é aqui que a grande maioria dos irmãos naufraga antes mesmo de iniciar os estudos do livro de apocalipse. Porque nossa imaginação tende a nos levar a caminhos sombrios e distantes da realidade que este livro nos apresenta.

 As coisas que em breve devem acontecer 

Além de tratar da revelação de Jesus Cristo, este livro tem o objetivo de mostrar aos seus servos "as coisas que em breve devem acontecer". Ou seja, fatos e situações históricas que seriam possíveis de compreender, quando tivéssemos o conhecimento de todas as profecias descritas neste livro. E a única e mais provável forma de compreendermos este livro é fazendo este exercício histórico.

Ou seja, o livro deseja revelar aos servos de Cristo todas as coisas que aconteceriam a partir do tempo dos apóstolos até o tempo do fim. A profecia deste livro se refere aos tempos depois de Cristo, desde sua ascensão aos céus até sua volta magistral no tempo do fim. Esta temporização é importante para que tudo faça sentido.

 Conclusão 

O livro de Apocalipse, longe de ser um mero relato do fim de todas as coisas, é o resumo da história magnifica de Cristo e da Igreja. A compreensão mais profunda do livro passa, necessariamente, por esse entendimento. Tudo que é dito e revelado tem relação com Cristo e a Igreja. Como prova basta perceber que o fim do livro é o casamento, as bodas do Cordeiro, quando Cristo se unirá a sua Noiva para receber o reino eterno do nosso Deus no milênio e por fim, a descida da Nova Jerusalém.

Por tudo isso nosso empenho e labor nos dias de hoje é para que tenhamos parte na ressurreição de Cristo: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos" Apocalipse 20:6.

Que Deus nos permita compreender a urgência de compreendermos estas palavras e estar naquele Dia ante o seu trono de graça, como as primícias da sua criação. Que Deus revele em nosso coração estas coisas!

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.