A Oração - O pão nosso de cada dia | Mateus 6:11


[...] o pão nosso de cada dia dá-nos hoje | Mateus 6:11

 Introdução 

Hoje falaremos sobre a oração de suprimento, sobre a nossa alimentação espiritual e sobre qual é o verdadeiro pão espiritual, que é aquele que alimenta as nossas almas.

 O pão vivo 

Um ponto que devemos observar quando lemos este texto da oração padrão de Jesus é entender que todos os seus pontos tem objetivo espiritual. Mesmo essa parte sobre o pão de cada dia revela uma realidade espiritual sobre a oração.

Quando Jesus fala sobre esse pão ele não está se preocupando com aquilo que haveremos de comer. E isso é comprovado pelo próprio texto de Mateus 6:

"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" Mateus 6:25-26.

O que Jesus está falando aqui é que este pão é a nossa alimentação espiritual. O texto lembra muito a experiência do povo no deserto. O livro que retrata essas coisas é o Êxodo e ele mostra como o Senhor enviava o maná do céu todos os dias. Uma característica interessante é perceber que o maná deveria ser comido no dia, pois se fosse guardado ele se estragava. No dia seguinte o Senhor mandava mais maná e diariamente eles saiam para buscar o maná no deserto.

Mas como podemos comer o nosso maná nos das de hoje? Veja o texto abaixo:

"Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede" João 6:35.

Hoje o Senhor Jesus é o nosso maná. Ele é a nossa alimentação e suprimento diário. O nosso pão de cada dia é a alimentação espiritual de Deus em Jesus Cristo que é o verdadeira pão que desceu do céu e que dá vida ao mundo. Deste pão nós devemos nos alimentar todos os dias através da leitura da palavra e da oração.

 A oração do suprimento 

Quando oramos ao Senhor: "Deus, dá-nos desse pão hoje", estamos pedindo a Deus que nos alimente espiritualmente. Que se revele a nós através da palavra e encha a nossa vida com a sua satisfação.

Quando Jesus conversou com a mulher samaritana, em João 4, esse foi exatamente o tema da conversa. Esta mulher estava ali buscando água para se saciar, mas ao ser casada cinco vezes a sua verdadeira sede era a sede de Deus, Jesus quando começou a conversar com ela, logo lhe disse:

"Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" João 4:13-14.

O nosso suprimento é o maná que desce do céu e a água viva Jesus nos dá. Jesus é o verdadeira pão de Deus que desceu do céu e dá vida ao mundo. O único maná que pode nos saciar é aquele que desce do Céus da parte de Deus, assim como foi com o povo no deserto. Qualquer outro pão não irá nos saciar. Mesmo aqueles que são forjados na religião cristã. Nós devemos buscar o verdadeiro pão: Jesus Cristo, morto, ressurreto, mas que vive e reina pelo séculos dos séculos! Ele é o verdadeiro pão e a vida eterna.

Leia também: As Bem-Aventuranças: Os pobres em espírito

Postar um comentário

0 Comentários