Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé | 1 João 5:4


Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé | 1 João 5:3-4

O texto da nossa meditação de hoje é também um ensinamento crucial na vida do cristão: a forma de vencer o mundo. Temos falado largamente sobre a vitória dos eleitos, sobre o Filho Varão, que são também os vencedores das sete Igrejas conforme lemos em Apocalipse capítulos dois e três. Por isso é interessante entender um pouco mais sobre a forma como iremos vencer e subir a montanha para a salvação e conservação da nossa alma no grande Dia do Senhor.

Para entender melhor este trecho, devemos perceber que existem dois aspectos aqui. O primeiro aspecto é relativo à compreensão de que todo aquele que ama a Deus guarda os seus mandamentos. Se guardamos os mandamentos do Senhor e praticamos tudo o que nos foi ensinado, então venceremos o mundo. A vitória sobre o mundo, portanto, se baseia em guardar os mandamentos e praticar seus ensinos. Este é o objetivo final para alcançarmos a vitória.

O segundo aspecto trata-se da forma como faremos isso. Se tentarmos, com as nossas forças humanas, praticar o que nos foi ensinado, o resultado será desastroso. Pode até ser possível iniciar uma caminhada vencedora, mas inevitavelmente sofreremos dano e seremos, outra vez, derrotados. Isso acontece muito comumente no meio cristão, porque a maioria das pessoas ainda não compreendeu a forma como devemos praticar o que nos foi ensinado. E a forma ou o caminho para tudo isso é a nossa fé.

Eu tenho falado constantemente sobre a importância da fé no caminho da justiça e ainda falarei por muito tempo, uma vez que ela é a unica forma de agradar a Deus. Se não estivermos arraigados em fé, não seremos capazes de vencer o mundo. Como, em geral, não conhecemos o caminho da justiça, igualmente não conhecemos a fundamental importância da fé neste caminhar. Mas quando passamos a compreender o caminho da justiça, entendemos que sem fé não será possível prevalecer contra o mundo.

Nos últimos textos eu tenho sempre dado o exemplo de subir a montanha e hoje vou explicar o por quê. Há alguns anos o Senhor me deu uma experiência que retrata tudo isso com muita clareza. Eu me vi na base de uma montanha muito alta, íngreme e com vegetação muito densa. Eu sabia que precisava subir aquela montanha, porque o Senhor estava no seu cume. Eu comecei a subir, mas no começo estava tudo tão íngreme que só foi possível subir com um esforço descomunal. Enquanto eu me agarrava nos cipós e em tudo que havia ali, eu urrava: Senhor Jesus! Senhor Jesus! Humanamente falando não era possível subir naquele lugar, mas a fé que foi sendo gerada no meu coração me dava uma força além das minhas forças humanas e eu fui subindo. Em alguns lugares era ainda mais difícil e nestes lugares eu clamava com ainda mais força: Senhor Jesus! Senhor Jesus! Senhor Jesus! Até que cheguei no cume. E o que eu vi nesta experiência não se iguala a nada que eu já tenha vivido. Ali haviam arco-iris que eram a presença plena de Deus. Não era como sentimos hoje em nosso espírito. Era como se ali Deus não estivesse mais limitado ao nosso corpo físico, mas sua presença era plena e me envolvia por completo.

Esta experiência nos exemplifica claramente o caminho da fé. Somos todos pecadores miseráveis e cada um de nós tem suas paixões e pecados. E se basearmos nossa experiência cristã na força humana, certamente não seremos capazes de transpor as dificuldades da nossa carne para praticar a palavra e cumprir, no nosso corpo físico, a Lei de Deus. Isso somente será possível quando estivermos arraigados na fé e com vontade extrema de alcançar o cume desta montanha. No alto está o prêmio da nossa salvação e a maior e mais expressiva presença de Deus. É algo que não se explica com meras palavras, porque Deus não se resume ao nosso alfabeto. Mas se cumprirá nos filhos de Abraão, que andarem nas pisadas da fé, e que foi profetizado por intermédio de João: "Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" Apocalipse 21:3-4.

Apegue-se a esta fé. Aprouve a Deus preparar o nosso caminho, fundamentados em fé, para alcançarmos o prêmio da nossa vocação. A fé somente é gerada em Deus e para Deus. Não tem nada a ver com a minha própria vontade, mas com a vontade de Deus. Se você tem alguma dificuldade intransponível, apegue-se a fé com toda garra e diligência até ser cheio de força sobrenatural para vencer suas dificuldades, pecado e toda podridão da nossa alma. Somente assim, vencendo as nossas vontades, seremos capazes de vencer o mundo e estar de pé naquele Dia na presença de Deus e do Cordeiro. Que Deus encha sua Igreja com essa fé! Fé capaz de nos levar até o céu onde nos aguarda a nossa eterna salvação.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bom. Posso publicar os seus textos ao público para evangelização?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.