A Oração: Por que devemos orar? | Hebreus 11:6


De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam | Hebreus 11:6

 Introdução 

O estudo 'Oração' é a resposta a uma das grandes necessidade que venho percebendo no povo de Deus: não sabemos orar. O povo de Deus não sabe muito acerca da oração e sobre como orar na prática. Normalmente caímos em um cotidiano morto e repetitivo e a oração passa a ser algo automático e sem a vida e o poder do Espírito.

Nesta primeira parte do estudo veremos porque devemos orar e os motivos que devem nos levar a orar. Nos estudos seguintes veremos como devemos orar e também darei exemplos práticos de orações baseados na palavra de Deus. Que o Senhor nos ensine sobre este tema tão maravilhoso e fundamental na vida de comunhão da Igreja.

 A oração 

A oração nada mais é do que o diálogo vivo e vivificante entre Deus e o homem. A oração é a arma que possuímos para nos fortalecer espiritualmente e para nos manter firmes contra todas as investidas do diabo. Sem a oração dificilmente viveremos a profundidade e realidade do Reino de Deus, pois acabaremos nos perdendo em muitas teorias e falácias humanas. Mas quando nos arrependemos e nos achegamos a Deus, verificamos que somos nada e que Deus em nós, é tudo.

A oração nos aproxima de Deus; nos mostra quem somos; nos mostra que devemos amar os nossos irmãos; define quem somos em Deus e no meio do povo de Deus; gera em nós vontade de servir nossos irmãos; nos revela coisas inefáveis; nos dá discernimento, conhecimento e sabedoria. É a oração e o encher do Espírito Santo que satisfaz a nossa vida. A nossa vida humana é vazia sem que o Espírito de Deus encha os nossos corações. Esse enchimento só pode acontecer através da oração.

A oração também é o que equilibra a nossa vida cristã. Todo cristão deve, obrigatoriamente, se equilibrar sobre dois pilares: oração e leitura da bíblia. Sem a leitura da bíblia não conheceremos quem é Deus e qual é o caminho que devemos seguir nesta terra. Sem oração podemos mesmo ler e conhecer muito da bíblia, mas nos perderemos em teorias, sem chegar ao pleno conhecimento da Verdade, que não é letra morta, mas é um Cristo ressurreto e vivo.

 Por que orar? 

Existem muitas razões pelas quais devemos orar sem cessar. Veremos algumas delas abaixo.

 Se aproximar de Deus 

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" Hebreus 11:6.

O primeiro motivo pelo qual devemos orar é o mais óbvio possível: nos aproximar de Deus. Oramos para ter comunhão com Deus e para conhecê-Lo. O texto de Hebreus nos dá um ensinamento vital quando falamos em oração para nos aproximar de Deus. Ele nos mostra que se queremos nos aproximar de Deus, devemos ter fé. 

A fé é o ponto determinante que indicará se nos aproximaremos ou não de Deus. Ela determina se nossa oração será aquela oração repetitiva ou se nos encheremos do Espírito em nossa oração. Essa oração verdadeira precisa de fé. Ela é o nosso combustível para achegar a Deus através da oração.

 Vencer a carne 

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" Marcos 14:38.

Outro motivo para orarmos é vencer a nossa carne e as concupiscências da vida. A única forma de vencer as tentações da carne é através das orações e jejuns. Não existe possibilidade de vencermos a carne se não oramos ou se oramos sem fé. Devemos buscar o Senhor para vencer a nossa carne e a nossa vontade. Se nos fortalecemos no Espírito, então não daremos lugar a nossa carne. Mas se não oramos, certamente cairemos em tentação.

 Pré-requisito para batalha espiritual 

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6:18.

Quando falamos sobre guerra espiritual falamos, indiretamente, sobre oração. Não existe guerra espirital sem oração. Por exemplo: quando lemos sobre a armadura de Deus a oração é citada no começo e fim do texto de Efésios 6. Ela não é, necessariamente, uma das armas da armadura, mas é tão importante quanto qualquer outro item citado no nosso estudo sobre a Armadura de Deus.

 A oração move os Céus 

"Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim" Daniel 10:12.

Outro texto interessante é este de Daniel que mostra que as palavras de Daniel chegaram até ao trono de Deus! Meu irmão, a oração consegue tocar o coração de Deus e é capaz de coisas que não fazemos ideia. Tudo isso porque Daniel se humilhou e aplicou o seu coração a compreender as coisas do Senhor e falou a Deus em oração "[...] foram ouvidas as tuas palavras;".

A oração é uma arma espiritual e, por isso, quando nos colocamos humilhados perante o nosso Deus, Ele move céus e terra para se achegar até nós. Veja que este homem da visão de Daniel foi interrompido pelo príncipe da Pérsia para não chegar até Daniel. Este príncipe da Pérsia é também o príncipe deste mundo, satanás. O diabo não deseja que conheçamos a profundidade de Deus e, por isso, imperá de todas as formas que tenhamos essa comunhão com Deus.

 Arma contra espíritos malignos e potestades 

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum]" Marcos 9:29.

A oração é uma arma espiritual. Através da oração o Senhor nos ensina que a Igreja poderá expelir até mesmo potestades inteiras. Sabemos que Jesus expelia os espíritos malignos pela ordem da sua voz e assim ele ensinou aos seus discípulo. Mas houve um caso em que o espírito maligno não foi expelido. Nestes casos devemos buscar o Senhor em oração e jejuns para que as castas sejam expulsas.

 Para nos fortalecer 

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" Efésios 6:10-11.

A forma que temos de nos fortalecer no Senhor é através da oração. O texto de efésios 6 deixa claro que a oração é a forma que temos para nos fortalecer no Senhor "e na força do seu poder". Só conheceremos o Senhor através da oração, portanto devemos nos fortalecer nele também através da oração.

 Conclusão 

A oração é a nossa arma espiritual mais poderosa, pois dela procedem todas as outras armas espirituais além da comunhão com nosso Deus. Orar, para nós cristãos, deve ser tão comum quanto respirar. Se não orarmos, morreremos, assim como na respiração, se não respiramos, também morreremos. Este é o problema da maioria dos irmãos. Nós não oramos. Que a partir deste estudo você seja incentiva a orar sem cessar. Ore a Deus hoje e veja o que um Deus vivo pode fazer na sua vida.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Amém gostei muito do estudo da oração oração é a chave da vitória

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.