Confirmando nossa vocação e eleição: A virtude | 2 Pedro 1:5


[...] por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; | 2 Pedro 1:5

 Introdução 

Esta é a terceira parte do estudo Confirmando nossa vocação e eleição. Estudo que trata, objetivamente, da forma como garantir amplamente a nossa entrada no reino eterno. Na primeira parte nós nos debruçamos sobre a diligência e na segunda parte percebemos também a importância da fé como base da vida cristã e na confirmação da nossa eleição e vocação. O interessante deste estudo é que ele se desenvolve como uma escada. Sem diligência é impossível alcançar a verdadeira fé e sem fé é impossível praticar as virtudes cristãs. Caso não tenha lido as partes anteriores e queira seguir o estudo na ordem, segue os links da primeira parte, A diligência, e da segunda parte, A fé.

Hoje nós iremos tratar um pouco sobre a importância da virtude cristã, do que ela se trata, qual sua relação com a fé e o conhecimento e veremos também alguns exemplos nas sagradas escrituras. Você verá como esta pequena característica é importantíssima para confirmar nossa vocação e eleição em Deus.

 A Virtude 

Quando iniciei o estudo sobre a confirmação da nossa vocação e eleição, me deparei com esta palavra, mas naquele momento não tinha muita clareza sobre o que esta virtude seria no caminho da nossa salvação e da vida cristã. Quando temos estas dúvidas, o primeiro passo sempre é tentar compreender o significado original desta palavra e quais outros contextos esta mesma palavra está inserida nas escrituras sagradas. No caso da virtude, a palavra grega utilizada foi 'aretē' e seu significado representa 'um curso virtuoso de pensamento, sentimento e ação'. Eu gosto muito desse significado, porque além de nos revelar o sentido da palavra, revela também seu objetivo e até a necessidade bíblica em relação as boas obras.

Trocando em miúdos, podemos dizer que a virtude ou as virtudes cristãs, são o resultado virtuoso de pensamento e sentimento, que geram uma ação prática. E esse sentido prático é um tema que deve ser observado com muita atenção. No evangelho moderno não importa muito o que fazemos, meus erros e pecados, contanto que você tenha aparência de piedade. Entretanto, nós vemos no caminho da confirmação da nossa vocação e eleição exatamente uma característica que nos indica que o evangelho se baseia sim nas obras que nós praticamos. Ou que, pelo menos, as boas obras serão o resultado de uma vida de fé e diligência em Deus.

Quando observamos as palavras de Jesus, por exemplo, vemos diversos temas diferentes em que Jesus cita alguma ação prática necessária para que a glória de Deus seja manifesta ao mundo. Deus se manifesta ao mundo através da Igreja e a Igreja manifesta Deus ao mundo através da fé, mas principalmente através das virtudes geradas através de uma vida vivida no Espírito. Assim, a virtude cristã é o resultado de uma vida alicerçada na fé verdadeira.

 Associai com a vossa fé a virtude 

Por tudo isso vemos que a fé se relaciona diretamente com a virtude cristã. E aqui podemos citar o irmão de Jesus, Tiago, que era muito considerado na antiguidade pelos irmãos. Ele era presbítero em Jerusalém e nos deixou uma pequena carta que nos revela muitas verdades poderosas. Um dos temas abordados por Tiago é exatamente a relação entre a fé e as obras. No capítulo 2 de sua carta ele nos diz: "Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?" Tiago 2:14.

Esta é uma excelente pergunta. Pela palavra nós sabemos que a salvação é pela fé. Não é por obras para que ninguém se glorie. Mas o que acontece com aquelas pessoas que dizem ter fé, mas não demonstram sua fé através das obras? Aqui é importante mencionar que, assim como existe uma fé verdadeira e que gera boas obras, existe também a fé falsa que nada gera. Nos nossos dias turbulentos nós nos confundimos muito em relação à fé. Não basta acreditar que Deus existe. Nós temos que crer que Ele existe e é galardoador dos que O buscam. A fé verdadeira gera uma atitude ativa. No caso de crer em Deus, se temos fé que Ele existe, logo nós poderemos nos achegar à Ele. Se temos fé na obra poderosa de Jesus, logo nós iremos andar em santidade, justificados mediante o sangue de Cristo, e teremos paz com Deus. O que significa que podemos adentrar o santo dos santos e nos colocar na presença do nosso maravilhoso Deus.

A diferença da prática virtuosa da fé para nossa santificação com a 'fé' que eu vejo nos nossos dias é que esta falsa fé moderna não gera resultados práticos. Inclusive este é um excelente indicativo de qual fé nós possuímos. Se a nossa fé não gera virtudes cristãs práticas, logo pode ser que temos apenas uma fé falsa. Mesmo porque, assim como o próprio irmão Tiago nos ensina, "[...] a fé, se não tiver obras, por si só está morta" Tiago 2:17.

 A importância das boas obras 

"No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra" Tito 1:16.

Veja a importância das boas obras na vida cristã que nos revela Paulo em sua carta à Tito. Não basta professar conhecer a Deus, mas temos que provar que o conhecemos através de uma vida de fé, que há de gerar boas obras pelas quais nós iremos, com o nosso corpo, glorificar o nome do nosso Senhor.

Se o nosso evangelho nega o poder das grandes obras do Espírito Santo, naturalmente este evangelho nega também a fé. E se este mesmo evangelho nega a fé, ele nega o sacrifício derradeiro de Cristo Jesus na cruz. E se assim fizermos, nós somos os inimigos da cruz de Cristo. Porque apesar de professar conhecer a Deus, nós negamos as suas obras na nossa vida. Este estágio, muito comum nos nossos dias, foi largamente profetizado por Paulo na sua carta ao irmão Timóteo.

A verdade é que as obras comprovam a nossa fé. Elas são uma prova irrefutável de que a nossa fé é verdadeira. Mas não busque apenas boas obras, com o intuito de ter aparência de piedade. Como vimos, o que gera boas obras é a nossa fé. Então o caminho das boas obras é a busca diligente pela fé, que irá gerar uma prática poderosa da fé em nossas vidas.

 Conheço as suas obras 

Tudo isso pode ser comprovado pelos textos das sete Igrejas em Apocalipse 2 e 3. Em cinco das sete Igrejas mencionadas pelo Senhor à João Ele inicia seu discurso com a frase: "Conheço as suas obras". Interessante que Ele não diz conhecer a nossa fé, mas as nossas obras. Este é um indicativo importante que nos mostra que Jesus observa o resultado prático da nossa fé.

Em seguida, nestas passagens, Jesus discorre sobre a atitude dos irmãos, à sua época. Como no caso da carta à Igreja em Éfeso, onde Ele diz: "Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos" Apocalipse 2:2. Aqui Jesus exalta a atitude dos irmãos que perseveraram e que colocaram à prova os falsos apóstolos. E por quase todas as outras cartas ele dá ênfase àquilo que os irmãos praticaram em suas respectivas épocas.

 Alguns exemplos da virtude 

Quando percebemos a importância da prática das boas obras para o Evangelho de Cristo, ocorre uma grande mudança de mentalidade em nossa vida. A palavra deixa de ser um livro de teoria para ser o nosso manual que nos levará a uma vida sadia em Deus. Nós vemos ensinamentos com este teor por todo novo testamento, mas principalmente pelas palavras de Jesus no sermão da montanha. Veja alguns exemplos abaixo, mas saiba que aqui mencionei alguns poucos textos apenas para nossa compreensão e para entendermos o teor da palavra quando ela se direciona a ensinamentos práticos para nossa vida.

"Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes" Mateus 5:42.

Aqui, Jesus impele aos seus seguidores que sejam doadores e generoso com todos aqueles que lhes pedem alguma coisa. Se buscamos o reino dos Céus, então não devemos nos apegar às coisas deste mundo. Por isso podemos ser generoso com todos.

"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir" Mateus 6:25.

Mais um ensinamento prático. Jesus nos ensina a não nos preocupar com as coisas mais básicas deste mundo. Este versículo é complementado por outro conhecido que diz que devemos buscar o reino e sua justiça e todas as outras coisas nos serão acrescentadas. Não significa que não devemos trabalhar, mas que Deus é que há de nos prover todas as coisas. Não é o que vemos em nosso cotidiano capitalista. Buscamos a renda e a riqueza. Queremos ser bem quistos, enquanto o filho do homem nem mesmo tinha onde reclinar a cabeça. Este é um ensinamento simples, mas que dificilmente será compreendido se não adentrarmos a realidade profunda do evangelho de Cristo.

"O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados" Mateus 10:27.

Este talvez seja o exemplo que mais me agrada. Jesus não se manifestou ao mundo abertamente, como ele mesmo menciona. Ele falou em parábolas, para que as pessoas, vendo, não enxergassem. E ouvindo, não compreendessem. Isso porque, apesar de ser a luz do mundo, Jesus concedeu este grande encargo à Igreja de fazer brilhar a luz plenamente ao mundo. Ele é a Luz e a Igreja, como seu corpo, há de resplandecer a sua luz. Este versículo, porém, é muito simples. Ele nos ensina que devemos gritar às ruas a verdade da palavra. Subir nos eirados, que são telhados, para que todos possam ouvir as boas novas da salvação. Anunciar as boas novas como em plena luz.

 Associar com a virtude, o conhecimento 

Veja como é importante o conhecimento das palavras de Jesus e de seus apóstolos para que nós possamos cumprir tudo aquilo que nos dito e proposto. O interessante é que a virtude vem antes do conhecimento por um motivo simples: nós devemos praticar aquilo que conhecemos. Porém, devemos continuar meditando na palavra de Deus para que nossas obras sejam perfeitas e completamente aceitáveis no grande e temível Dia do Senhor. Neste dia Ele vai pesar nosso trabalho e nos dará conforme as nossas obras.

Quando eu percebi estas coisas e passei a meditar na palavra de Deus observando a prática viva da palavra de Deus, consegui notar como são abundantes estes ensinamentos. Em grande parte do Novo Testamento nós vemos estas coisas. Sempre com viés prático, a fim de que sejamos perfeitos em toda boa obra. Por isso devemos crescer em conhecimento para que em nossa vida se manifeste a Luz de Cristo e que esta luz resplandeça sobre todos os homens.

 Testemunho: uma das virtude dos vencedores 

Por tudo isso que vimos neste estudo até aqui, o que mais têm me chamado à atenção é o testemunho. As virtudes, que também podemos chamar de boas obras, são claramente a forma como a Igreja deve ser manifesta ao mundo. A nossa luz há de resplandecer, através das nossas boas obras. Nas palavras de Jesus: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" Mateus 5:16.

Através da fé verdadeira, nós seremos impelidos pelo Espírito para praticar tudo aquilo que nos foi ordenado. E através das nossas obras, nós seremos a luz do mundo. Tudo isto pode parecer simples, em um primeiro momento, mas não é. O testemunho da Igreja é uma das três principais características dos vencedores, conforme vemos em Apocalipse 12:11: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida".

Perceba a importância prática e viva da virtude para a nossa vida. Para confirmar a nossa vocação e eleição nós devemos praticar a palavra, testemunhar a Luz de Cristo ao mundo e assim vencer o diabo e todas as suas artimanhas e ciladas. Nós temos o poder de arrebatar casas inteiras da dominação de satanás. Temos o poder, pelo evangelho, de anunciar a vida eterna a todos quanto desejarem. Coube à nós, os homens de pequena fé, serem os arautos do Rei Jesus. Os emissários da vontade soberana de Deus. Os anjos enviados da parte de Deus para que o mundo veja a Sua glória. Isso não é pouca coisa. A palavra fala que anjos anelam prescrutar as verdades do evangelho, mas Deus concedeu a você e a mim realizar estas coisas.

Nos nossos dias vemos as pessoas correndo atrás de riquezas, política, interesses e tudo que se relaciona com esta terra. Se nós vivemos bem aqui, porque seríamos arrebatados ao terceiro céu? Porque estaríamos na santa presença de Yahweh, o Deus Pai? Nós temos a oportunidade de viver o evangelho em sua plenitude na época mais difícil de todos os tempos. Nunca houve tempo como este que estamos vivendo e ainda viveremos. E ainda que todo o povo cristão se afundem no pecado e no engano, ainda restam sete mil que não se dobraram ante à baal. Ainda resta um remanescente fiel na casa de Davi. Deus deseja levantar vencedores, que vencem suas vontades, vencem o mundo e vencem o diabo. Estes tais são como os filhos do leão. Um povo de guerra que nunca houve sobre a terra e nem nunca jamais haverá depois deles. A maior honra do universo foi concedia a todos quanto tem ouvidos. E estaremos naquele Dia na presença do nosso Rei e diante de nosso Pai.

Que Deus nos revele estas coisas no nosso Espírito e nos mostre a importância da confirmação da nossa vocação e eleição em Deus. Sejamos vencedores em nosso tempo. Erga sua voz como trombeta. Manifeste a Luz tremenda do Rei dos Reis.

Confirmando nossa vocação e eleição: O domínio próprio
Confirmando nossa vocação e eleição: A perseverança
Confirmando nossa vocação e eleição: A piedade
Confirmando nossa vocação e eleição: A fraternidade
Confirmando nossa vocação e eleição: O amor

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.