O pleno conhecimento do Filho de Deus | 2 Pedro 1:2



[...] graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor | 2 Pedro 1:2

 Introdução 

O estudo Confirmando nossa vocação e eleição nos trouxe revelações profundas sobre o caminho da justiça. Uma delas, e talvez das mais impressionantes, seja o pleno conhecimento que a palavra nos apresenta em várias passagens do Novo Testamento. Devemos compreender profundamente a realidade da escritura. Nada do que foi dito, foi dito em vão. O Espírito de Deus, que inspirou tais palavras, não mede esforços para que sua mensagem atinja o nosso coração.

 O pleno conhecimento do Filho de Deus 

[...] até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo | Efésios 4:13.

Para entender o contexto do texto acima, devemos voltar dois versículos e iniciar nossa leitura a partir do inicio do discurso. E lá é dito que "[...] ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo [...] Efésios 4:11-12. Assim fica claro que Efésios 4:13 nada mais é do que o resultado do serviço dos verdadeiros homens de Deus, que por seu zelo pela justiça, se entregam ao ministério a fim de que todos os santos cheguem ao pleno conhecimento do Filho de Deus.

Sem conhecimento é impossível caminhar no caminho da justiça, pois do contrário nos perderíamos em muitas incongruências e seríamos levados por quaisquer ventos de doutrina, como costumeiramente vemos em nossos dias. Mas o texto de Efésios nos mostra algo muito além, que também fui verificar em outras passagens e que igualmente é difundido no novo testamento: o pleno conhecimento. Sempre que vejo pregações sobre este texto, sempre vejo as pessoas falando sobre maturidade cristã, mas não me lembro de nenhuma situação em que o pregador discorreu sobre o pleno conhecimento.

A tradução original da expressão pleno conhecimento advém do grego 'epignosis' e  seu significado literal é um conhecimento correto e preciso sobre um determinado tema. O conhecimento é sobre Deus e Jesus, nosso Senhor. Também trata-se do conhecimento do caminho da justiça, o único caminho do cristão, que também é Cristo.

É interessante falar sobre isso, porque nos indica que este conhecimento que iremos adquirir durante a nossa peregrinação neste mundo deve atingir um patamar completo e pleno, mediante o serviço dos santos remidos e que servem continuamente aguardando do alto o prêmio da soberana vocação.

Ou seja, o conhecimento do caminho da justiça, apesar de profundo e riquíssimo, deve permear a nossa mente de tal forma a ponto de compreendermos "[...] com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade" Efésios 3:18. O Senhor deseja que sejamos enriquecidos em conhecimento de tal forma que o Filho seja amplamente conhecido por todos os santos. E assim também, o caminho para o Pai, porque Jesus é o caminho. Aleluia!

 Como alcançar o pleno conhecimento do Filho de Deus? 

"Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou" 1 João 2:27.

"[...] para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele" Efésios 1:17.

Deus deseja se revelar a nós completamente. A própria definição da palavra revelar é literalmente tirar o véu. Deus deseja que tiremos o véu dos nossos corações em relação ao conhecimento de Cristo, e assim conheceremos também o caminho para o Pai. Mas como poderemos obter esta revelação tão profunda?

A primeira resposta deve ser sempre humildade, mas não se detém apenas nisso. Quando eu me converti ao Senhor não tinha nenhum conhecimento sobre estas coisas. Me lembro de passar tardes inteiras meditando com alguns irmãos para entendermos trivialidades da palavra. Mas um verso sempre me chamou a atenção. E o verso que sempre me cativou era exatamente Efésios 1:17. Sem saber da profundidade da revelação que vinte anos depois me sobreviria, eu orava: Senhor, sou incapaz de compreender tuas palavras. Me conceda, como diz a palavra, espírito de sabedoria e de revelação.

Não julgo ter alcançado um patamar mais elevado, mesmo porque esse patamar não existe. O que existe é um Deus bondoso que nos ama e que se alegra em compartilhar conosco as maiores riquezas do universo. João também nos mostra algo muito semelhante, que é a unção. A unção do Espírito nos ensina todas as coisas e assim já não há mais necessidade de mestres. Não haveria necessidade nem mesmo deste site, se fôssemos levar tudo isso literalmente. Porém, tudo aquilo que se constrói sobre o fundamento dos apóstolos tem parte em sua edificação. Que Deus nos conceda construir com sabedoria!

 O caminho da justiça 

[...] para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro | Efésios 4:14

O que mais me chama atenção em todas estas coisas, é que a medida que conhecemos plenamente o Filho de Deus, conheceremos também plenamente o caminho da justiça. E aqui reside um grande problema: a teologia. Por favor, meus irmãos, entendam que eu mesmo que vos escrevo não sou teólogo. Eu sou um irmão que, assim como a maioria de vocês, busca compreender o que a palavra nos ensina. Tudo que vai além de Cristo, e este ressurreto, não procede de Deus, mas do homem. A teologia criou uma estirpe de cristãos soberbos que não conseguem viver em unidade, e veja que a unidade também é um resultado como também o é o pleno conhecimento do Filho de Deus.

Se somos facciosos e não nos reunimos em nome de Jesus por desafetos doutrinários, não somos nada além de homens soberbos e altivos. E a soberba e a altivez nada tem a ver com o caminho da justiça. O caminho da justiça é um caminho bem definido na palavra, como temos visto no estudo Confirmando nossa vocação e eleição. Não se trata de opinião, mas das palavras ditas por Cristo e reproduzidas pelos apóstolos. Não é a toa que a Igreja de Cristo, a Nova Jerusalém, tem em seu fundamento os doze nome dos doze apóstolos do Cordeiro: "A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e sobre estes estavam os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro" Apocalipse 21:14.

Ora, se não construímos sobre este fundamento, qual é então o fundamento em que estamos construindo? Paulo cita enfaticamente a sã doutrina como sendo a verdadeira teologia bíblica, se é que podemos chamá-la assim. Mas, o que vemos na prática é que muitos se baseiam nas palavras de muitos homens da história, que ainda que tenham também cooperado na edificação deste fundamento, tem suas palavras deturpadas por interesse e altivez.

Mas o objetivo do pleno conhecimento é que conheçamos o que é Verdadeiro e não demos ouvidos às falácias vazias dos homens que se intitulam algum coisa para este mundo, como também nos exprime o versículo de Efésios 4. O pleno conhecimento do Filho de Deus deve nos levar para o cerne das escrituras, a instrução maior da vida que é a salvação completa e derradeira do homem. Por isso a humildade é tão importante e tão avessa ao sistema religioso vigente, onde somente um tem o poder da fala e expõe suas opiniões sem nenhuma contra argumentação. Se nos agarramos à nossa opinião, naufragaremos. Mas se nos abrimos à unção do Espírito, teremos um guia neste caminhar e teremos o pleno conhecimento do Filho de Deus. Consequentemente conheceremos também o caminho da justiça, que nos conduz diretamente para adiante do trono de glória do nosso Pai.

Este não é um caminho ambíguo ou duvidoso, mas vida para nossa alma. Deus deseja que você, meu irmão, conheça plenamente o Filho de Deus. Conhecer Jesus dessa forma nos fará semelhantes a Ele. E ele sendo o caminho perfeito para o Pai, nos conduzirá até ao seu trono de Glória.

 Conclusão 

Eu sei que talvez estas palavras não tenham sido completamente satisfatórias, porque me faltam palavras para descrever a grandeza da revelação. Temos não somente a possibilidade, mas a ordem para que todos cheguemos ao pleno conhecimento do Filho de Deus, o conhecimento exato sobre o Cristo. Como é possível tamanha grandeza? Se eu não posso te explicar, o Espírito pode. Por isso, eu oro para que todos que leiam este texto recebam espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento Dele, a unção que nos ensina em relação a todas as coisas. E que ela nos conduza em unidade ao caminho da justiça e sermos achados Nele, em nada faltantes para que no Dia do Senhor tenhamos parte nas bodas do Cordeiro. E estaremos para sempre com Ele. Seremos a suas delícias, e nos deliciaremos nas obras da suas mãos. Ele é Senhor dos senhores, o Rei de reis, para que em tudo seja a cabeça do corpo, que é a Igreja. 

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.