A Bíblia é a palavra de Deus?


O tema de hoje nos fundamentos cristãos é: A bíblia é a palavra de Deus? Nele, diremos quais são as principais explicações, no meu ponto de vista, que explicam a razão pela qual a bíblia é a palavra de Deus e a maior Verdade que deve permear a nossa alma.

 A história e os escritos antigos 

Hoje em dia muito se têm falado sobre os Sumérios, sobre a história antiga e sobre como haviam povos que antecederam os hebreus em escritos milênios e milênios no passado e muitos cristãos infelizmente acabam se enveredando pelos conhecimentos, outrora ocultos, mas que aos olhos mais coerentes acabam corroborando grande parte do que se fala na Bíblia.

Um dos textos judaicos que nos ajuda a compreender toda essa relação e como tudo se passou na antiguidade é o livro de Enoque. Muitos ainda não aceitam sua veracidade e mesmo que não seja em sua totalidade ele consegue nos desvendar um dos grandes mistérios do Gênesis e da Bíblia: os Filhos de Deus mencionados no capítulo 6 deste mesmo livro.

Me permita discorrer um pouco sobre isso para explicar o necessário e compreendermos a profundidade dos acontecimentos. Em Gênesis é dito que os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens e tiveram filhos. Estes foram os gigantes da antiguidade e homens de renome. E o contexto se explica sem muito esforço. O que a história, os achados arqueológicos e as grandes construções da antiguidade nos mostram é que havia um povo pré-diluviano no mundo que erigiu todas as grandes construções e maravilhas do mundo antigo. Estes eram os filhos dos filhos de Deus do capítulo 6 de Gênesis.

O enredo, por fim, é bem simples: os filhos de Deus, que em rebeldia se rebelaram contra Deus e desceram, em rebeldia para a terra, queriam eles mesmos ser considerados deuses e estabeleceram as suas próprias verdades. Nos textos sumérios antigos, sejam eles verdadeiros ou não, os próprios seres consideram a existência de um Deus criador. Alguém de quem provém o universo, a lua, as estrelas e tudo que há no céu.

 A prova cabal: O Consolador e as obras da fé 

Portanto, uma vez que vencemos o discurso histórico, que futuramente me debruçarei ainda mais em explicar, podemos partir para um das provas da eficácia e autenticidade da bíblia como palavra de Deus: o Consolador e as obras da fé.

Jesus disse que não nos deixaria órfãos, mas enviaria o Consolador, que o mundo não conhece. É ele que continua a testificar em nossos corações que Jesus é Filho de Deus e o arauto das boas novas da nossa salvação. Aquele que morreu, mas venceu a morte, ressuscitou e está hoje à destra da majestade nos ares. Com quem nos encontraremos em breve. Maranata!

Mas além do Consolador, que é uma prova individual que não se pode medir, existe outra prova que na minha opinião é a maior prova tácita de que Jesus é o Filho de Deus e o único digno da nossa aceitação e que também comprova a bíblia como sendo a Verdade de Deus para nós. E essa prova está descrita no evangelho de Lucas: "Então os setenta voltaram, cheios de alegria, dizendo: — Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós!" Lucas 10:17.

Qual é o nome pelo qual os demônios são expelidos? Pelo nome de quem é possível expelir maldições ou enfermidades? Os espíritos que assombram a vida dos homens e que os enganam até os dias atuais? Temos religiões inteiras que se baseiam no ensino de demônios, mas o único nome na terra, no céus ou debaixo da terra pelo qual os demônios são expelidos é o nome sublime de Jesus. Assim podemos concluir, com toda tranquilidade, que o Nome de Jesus é o Nome sobre todo nome e que as suas palavras são verdadeiras e fiéis até a consumação dos séculos.

 Jesus, o Nome sobre todo nome 

Portanto, não existe maior prova da autenticidade da bíblia do que a vida e o nome de Jesus. Ele mesmo nos disse, primeiramente sobre a Lei: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra" Mateus 5:17-18. Conforme lemos das palavras do nosso Senhor Jesus, Ele foi o cumprimento da Lei e ela continua sendo digna da nossa aceitação. Assim ele atestou o selo do seu nome sobre todo o antigo testamento, nos fazendo crer e constatar a sua fidelidade.

Quando chegamos ao Novo testamento, temos quatro livros que discorrem sobre a vida dEle. Portanto, igualmente também são totalmente dignos de aceitação porque são um mero relato de seus feitos e das suas palavras. Os livros que se seguem, os escritos dos Apóstolos, nada fazem além de construir sobre o firme fundamento, que são os ensinos de Jesus. Eles aprofundam, mediante o ensino do Espírito Santo, o conhecimento do Reino de Deus e os revelam tanto aos cristãos dos primeiros séculos, como a nós irmãos tardios da ceara de Deus.

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.