Dons Espirituais: Os Dons de Curar | 1 Coríntios 12:9


[...] e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar | 1 Coríntios 12:9

Chegamos a mais uma parte do estudo dos dons espirituais. Hoje falaremos acerca dos 'Dons de curar', conforme é citado no texto de 1 Coríntios 12.

Muitas pessoas falam sobre muitas coisas e acreditam em outras mais. Mas quando falamos sobre os dons de curar precisarmos ter em mente, antes de mais nada, sobre o plano e objetivo do diabo em relação ao homem. A palavra nos revela em vários lugares os intentos do diabo, vejamos abaixo:

 O domínio do diabo 

 O plano do diabo 

Não seja enganado, meu irmão. Muitos pensam que ser cristão e participar da comunhão por si só já os livra do diabo. Mas além de ser levado pela maré, nós devemos fazer uma escolha todos os dias e esta escolha deve ser a de nos render a Cristo e ao Espírito Santo. Vejamos o texto de 1 Pedro:

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" 1 Pedro 5:8.

Este versículo da carta de Pedro explica bem o desejo do diabo. Ele quer tragar e devorar todos os cristãos quanto tenha poder para fazê-lo. Todas as suas obras objetivam destruir os homens nesta terra. Primeiro aqueles que são salvos, pois aqueles que estão sob seu domínio já estão condenados.

É por esse motivo que vivemos em guerras contra as castas espirituais do mal. Nesta guerra não existe a opção de não lutar. Se você escolheu não lutar saiba que já obteve a derrota. E o diabo usará todos os meios possíveis para nos causar dano e danificar a nossa fé para, se possível, ceifar mais alguns. Ele pode e usará de muitos artifícios para alcançar este objetivo sejam doenças físicas, espirituais ou psíquicas.

 A causa das doenças 

"Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o SENHOR, teu Deus, então, o SENHOR fará terríveis as tuas pragas e as pragas de tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades graves e duradouras; fará voltar contra ti todas as moléstias do Egito, que temeste; e se apegarão a ti. Também o SENHOR fará vir sobre ti toda enfermidade e toda praga que não estão escritas no livro desta Lei, até que sejas destruído" Deuteronômio 28:58-61.

A lei trata sobre a causa das doenças como sendo uma consequência daqueles que se distanciam da Lei e do temor do Senhor. O texto de Deuteronômio retrata isso de maneira muito clara. Nele o Senhor fala sobre as enfermidades que virão sobre tantos quanto "não tiverem cuidado de guardar todas as palavras desta lei". Talvez este texto seja um tanto quanto sombrio. Pensar que Deus é a causa de doenças é um pensamento estranho no mínimo. E, de fato, não é bem assim. Veja o texto de Provérbios:

"Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos" Provérbios 3:7-8.

Tantos quanto estão debaixo do poder do diabo, certamente estão condenados por muitos males. Percebermos essa realidade no primeiro tópico deste estudo. Mas o que dará saúde e vitalidade para nossa vida é o temor do Senhor e o afastar-nos do mal. Caso andemos de outra forma, certamente estamos nos colocando em uma situação de acusação e morte. E assim estando, estamos fadados a passar por muitos males.

 Os dons de curar 

Os dons de curar são uma quantidade de dons que se unem em um mesmo propósito: curar o homem por completo. E para que isso seja possível, esta cura precisa penetrar no homem por completo tanto em carne, quanto na alma e também no espírito. Independente da cura que uma pessoa obtém este é um aspecto deste mesmo dom, os dons de curar.

 A Cura do Espírito 

"[...] como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" Atos 10:38.

Vamos começar a falar destes dons falando sobre a cura do Espírito. Todo homem é um ser espiritual. Por mais que ele não saiba ou não tenha esse conceito claro em sua vida, ele possui um espírito que foi soprado por Deus em Adão:

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente" Gênesis 2:7.

Este texto nos mostra que somos seres espirituais, dotados de uma alma. Todo homem possui um espírito humano, que é onde o Senhor consegue se comunicar conosco. Não fosse assim não seriamos capazes de falar com Deus, que é Espírito.

Mas por possuir um espírito também estamos sujeitos a muitas coisas espirituais. As castas espirituais do mal, as hostes das trevas estão constantemente tentando nos enganar e dissuadir. Essa realidade é tão comum que causa muitas enfermidades espirituais. É por isso que devemos orar para tantos quantos estiverem sendo oprimidos pelo diabo ou estejam dominados por muitos espíritos malignos.

O versículo de Atos expressa bem essa realidade. Ele diz que Jesus curou a todos os oprimidos pelo diabo. Perceba que em várias passagens a libertação dos espíritos malignos está ligada as curas que Jesus realizava. Isso tem um motivo. A libertação espiritual das pessoas nada mais é do que um aspecto dos dons de curar. Para que o homem seja completamente livre ele precisa também ser curado da opressão e do poder do diabo. Sem essa primeira cura todas as outras serão infrutíferas e desnecessárias.

 A Cura do Corpo 

A cura mais comum e perceptível na palavra de Deus é a cura física ou a cura do corpo. Esta é uma cura milagrosa que possui, por si só, muitas facetas e várias formas conforme nos mostra as escrituras. Entretanto não é necessário estudar cada caso, pois é o Espírito que move e realiza todas as coisas, conforme o seu desejo específico em cada momento. Neste sentido é necessário entender o compreender muito bem a vontade de Deus. Se possível é importante que alguém com o dom da Palavra do Conhecimento tenha o conhecimento da situação e direcione a cura da pessoa, indicando o modo e a forma com a qual o Senhor irá mover através do dom de curar.

Nada é impossível para este dom, quando falamos acerca da cura física, pois não há impossível para Deus. Não duvide que Deus irá curar os coxos, cegos, surdos e mudos de uma forma espetacular e totalmente espiritual. Tumores, febres, toda sorte de vírus, nada pode impedir o agir sobrenatural do dom de curar.

Este dom é importante, pois o diabo aflige muitas pessoas com toda sorte de mal. Livrá-los destas chagas poderá levar algumas pessoas de volta ao conhecimento de Deus. Ainda que entre dez leprosos curados apenas um volte para exaltar o nome do Senhor.

 A Cura da Alma 

Por fim, o homem também necessita da cura da alma. É interessante percebemos que também sofremos de muitas chagas na alma. No estudo da Armadura de Deus percebemos que muitas coisas se passam em nossa mente. Essa é a porta de entrada para as aflições e para as hostes do mal.

Os espíritos malignos atuam, através da nossa mente, para enfraquecer a nossa alma. Hoje vivemos em tempos de depressões, muito stress e todo tipo de sentimentalismo mundano. Tudo isso é o trabalho do diabo para nos tornar infrutíferos.

Mas o dom de curar também nos livrará destes males. Através da palavra da verdade o Senhor cura também tantos quanto estão padecendo as aflições deste mundo tenebroso. Precisamos entender a milagrosa graça e bondade do nosso Senhor para que Ele também possa curar a nossa alma de todas estas chagas.

Vivemos em tempos de chagas da alma. Temos saúde física, mas não percebemos as chagas espirituais e na alma. Se você padece desse mal, ore a Deus. Se conhece alguém que padece desse mal, ore a Deus. Precisamos livrar a tantos quanto estão a nossa volta, para que também eles possam servir ao nosso Deus de forma plena e completa.

 Vida de oração e autoridade espiritual 

Um dos textos que melhor exprime a ideia dos Dons de Curar é Marcos capítulo 1. Neste texto vemos claramente todos os aspectos deste dom e também vemos alguns outros pontos, conforme menciono abaixo:

 Vida de Oração 

“Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava” Marcos 1:35.

Para aqueles que almejam este dom, saiba que nada acontece sem muita oração e jejuns. O texto de Marcos nos mostra que Jesus, antes de sair publicamente no ministério, esteve por 40 dias e 40 noites no deserto. Nós já estudamos que Jesus tinha uma vida de oração ativa na meditação sobre a vida de oração de Jesus. No texto falamos sobre como Jesus estava se preparando para o ministério durante os 40 dias em que esteve no deserto. Por isso satanás queria tanto tentá-lo, pois sabia que iniciaria o ministério do Rei Jesus.

Além de iniciar seu ministério com 40 dias no deserto, Jesus por vezes se voltava ao lugar de oração. Sem tal vida de oração não seremos aptos a possuir este dom, que é inteiramente espiritual. Aqueles que não tem vida de oração ativa, certamente não serão usados como foi Jesus, Pedro ou Paulo. Mas se você deseja alcançar este dom, volte-se ao lugar de oração.

 Autoridade Espiritual 

"E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era" Marcos 1:34.

Uma realidade dos Dons de Curar é a autoridade espiritual. Veja que no texto de marcos Jesus curava e expulsava os demônios. Como vimos sobre a cura do espírito, a libertação dos espíritos malignos também é uma das facetas deste dom. Isso nos indica que este dom tem grande relação com a autoridade espiritual, que só pode ser concedida por Deus através de orações e súplicas.

A uma pessoa que ora com intensidade pode lhe ser concedido este dom para livrar a todos aqueles que são afligidos pelo diabo. Sejam enfermidades ou demônios que os aflijam, Deus irá curar a todos eles através da autoridade destes homens de Deus.

É interessante perceber essa realidade com um exemplo de Lucas:

"Deixando ele a sinagoga, foi para a casa de Simão. Ora, a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muito alta; e rogaram-lhe por ela. Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los" Lucas 4:38-39.

Nesta passagem nos é dito que Jesus repreendeu a febre, que logo deixou a sogra de Simão (Pedro). É interessante perceber que Jesus apenas repreendeu a febre através de uma palavra. Quando lemos sobre ordem verbal na bíblia, percebemos que isto tem relação com autoridade outorgada por Deus. De igual modo, as curas e libertações são, normalmente, ligadas a uma ordem expressa. Claro que é o Espírito que move todas as coisas e todas as formas, mas em geral é através de uma ordem que tudo isso acontece.

 Relação com outros dons 

 A Oração da Fé 

"E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados" Tiago 5:14-15.

Um aspecto deste dom é a oração da fé. A palavra nos mostra que "a oração da fá salvará o enfermo". O que seria isso além do que o dom de curar? De certa forma, todos podem orar a Deus para livrar e curar os enfermos e Deus os ouvirá de acordo com a sua santa vontade.

 A Fé 

"Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz" Lucas 7:50.

A fé também tem grande relação com este dom. É interessante notar que, por vezes encontramos na palavra a frase: "a tua fé te salvou". Por algum motivo a fé da pessoa é um dos grandes motivos para que a cura seja aplicada. Sem fé é impossível que haja salvação ou mesmo cura.

 A Palavra do Conhecimento 

Conforme já mencionado neste texto é importante que alguém com o dom da Palavra do Conhecimento direcione as ações quando Deus move alguma cura. As curas acontecem conforme a vontade de Deus e o mover sobrenatural de Deus. Caso não tenhamos este direcionamento é possível que mesmo após muitas orações nada aconteça. É claro que Deus também pode nos direcionar para orar para alguém e esta pessoa seja curada. Porém, se nada acontece ou se não temos o entendimento da situação, então melhor é atuar em conjunto com alguém que tenha o dom da palavra do conhecimento.

 Objetivos práticos 

Quais são os objetivos práticos destes dons? Vejamos:

 Exaltar o nome do Senhor 

"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus" Atos 3:6-8.

O primeiro ponto que podemos verificar é glorificar o nome do Senhor. Tudo isso acontece para que as pessoas vejam as boas obras dos filhos de Deus e possam glorificar o nome do Senhor e exaltar a sua grande misericórdia.

 Vida em abundância 

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" João 10:10.

A vontade de Deus é de nos livrar inteiramente tanto corpo, alma e espírito. Ele não deseja que nossa vida seja uma vida rasa, mas abundante em Deus. Precisamos da vida divina para possuir, de fato, a vida. Uma vida que não é temporal ou passageira, mas a vida eterna que está em Cristo Jesus.

"Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo" 1 João 3:8

Além disso os Dons de Curar também objetivam desfazer as obras do diabo contra a vida das pessoas. O dom de cura é um dom espiritual que serve para permitir que um servo de Deus esteja totalmente apto para adorar o Senhor em plenitude e viver a prática da munhão e unidade do corpo de Cristo.

 A Redenção 

"E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados" Tiago 5:15.

Além da cura da pessoa este dom objetiva que esta pessoa seja totalmente salva através da redenção do Senhor. Não é incomum que aqueles que foram curados de alguma chaga se convertam ou confirmem seu caminho diante do Senhor Jesus.

 Conclusão 

Confesso que ao escrever sobre este dom não sabia da sua profundidade. Enquanto ia escrevendo o Senhor foi me mostrando como é maravilhoso este dom e como ele tem o poder de livrar inteiramente alguém do domínio do diabo através da autoridade concedida por Deus. Muito mais do que curar uma doença específica, este dom objetiva curar os dentes completamente para que eles estejam aptos a participar da comunhão dos santos ativamente.

Possa o Senhor levantar homens com este dom, não para curar o corpo das chagas, mas para livrar os homens do domínio do diabo.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Enfim, quando estamos falando sobre o dom de curar, estamos falando sobre a cura divina? Por gentileza manda-me respostas bíblicas por favor.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/5/22 23:24

    A paz de Cristo Jesus, gostei do estudo, foi muito profundo. Foi um estudo inspirado por Deus para nos ensinar melhor sobre os dons e nos ensinar também a usá-los conforme a bíblia nos deixou escrito.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.