Fim dos tempos: A Grande Tribulação | Marcos 13:19


Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá | Marcos 13:19

 Introdução 

Chegamos à terceira parte do estudo Fim dos tempos. Hoje falaremos sobre a Grande Tribulação. Se você ainda não leu as primeiras partes deste estudo, não deixe de ler O Principio das dores e Os sinais do tempo do fim.

A Grande Tribulação é um tempo de muita angústia e aflição para os crentes e para o mundo em geral. Entretanto, as pessoas que ensinam sobre a Grande Tribulação costumam errar na intensidade das tribulações deste momento histórico. Esse tempo será de tal angústia como jamais houve ou jamais haverá, tamanha será a tribulação destes dias. Veja o texto do livro de Marcos: "Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá" Marcos 13:19.

A Grande Tribulação é um tempo determinado de sete anos em que as muitas profecias sobre Israel e sobre o anticristo serão cumpridas. Todas as coisas que foram ditas a este respeito serão manifestas aos homens neste tempo de sete anos. Há inúmeros detalhes sobre este tempo e sobre os acontecimentos deste tempo, mas neste estudo, veremos o que foi dito em Mateus, Marcos e Lucas. Claro que não poderei me aprofundar em cada detalhe, pois o nosso objetivo é despertar a Igreja, onde quer que esteja, para este grande e terrível tempo que se aproxima cada vez mais.

Observe o mundo, meu irmão. Os sinais estão nos noticiários, na televisão e na internet. Infelizmente, a Igreja não está percebendo o que acontece no mundo, pois os muitos falsos pastores e profetas nos impedem de perceber a grande urgência do tempo em que vivemos. Eles mesmos estão muito engodados em sua própria vanglória para conseguir ver todas estas coisas. Por isso, atenha-se à palavra e a Deus tão somente e não dê ouvidos a estas pessoas. Ouça a voz do Noivo e se prepare, pois Ele nos chama.

 A Grande Tribulação 

Depois de estudarmos todos os sinais do tempo do fim no estudo Os sinais do tempo do fim, veremos neste texto os acontecimentos específicos que serão presentes na Grande Tribulação. Os textos de Mateus, Marcos e Lucas não detalham muito acerca deste tempo, mas eles nos dão algumas dicas e instruções sobre o que fazer durante a aflição destes dias.

Vejamos, primeiramente, o texto de Lucas:

"Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela. Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles" Lucas 21:20-24.

Este texto é bem claro e nos fala dos acontecimentos que Jesus teve intensão de nos mostrar. Neste trecho, podemos perceber claramente que Jesus está se referindo aos acontecimentos especificamente em Jerusalém e na Judeia. Este é o primeiro ponto. É claro que a tribulação virá sobre o mundo inteiro (Apocalipse 3:10), entretanto, Jesus, neste texto de Lucas, está dizendo e explicando o que irá acontecer em um lugar específico.

Outro ponto que Jesus dá a entender no texto de Lucas é que haverá guerra de tal forma contra Israel e contra Jerusalém que as pessoas irão fugir das cidades. A guerra na Grande Tribulação é uma realidade que devemos estar preparados para ver. Inevitavelmente, haverá guerras. Quando observamos o contexto geopolítico de Israel, percebemos como tudo se converge contra a existência de Israel no Oriente Médio. Com uma análise simples, podemos perceber, por exemplo, o levante do ISIS e a guerra interminável com a faixa de gaza.

Quando finalmente eclodirem estas coisas, então, o texto de Lucas, assim como os de Marcos e Mateus, nos mostram algumas coisas que devemos atentar. Veja:

 Aflição na Terra e ira contra este povo 

"Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá" Marcos 13:19.

O texto de Lucas é bem claro e trata especificamente sobre os acontecimentos na Judeia e em Jerusalém, mas ele também dá a entender que toda a Terra passará por um tempo de aflição. Marcos e Mateus também mostram que estes serão dias de grande tribulação como nunca houve desde o início da criação de Deus e nunca jamais haverá.

Os detalhes daquilo que irá acontecer na Grande Tribulação foram revelados no livro de Apocalipse e, se Deus permitir, também escreverei sobre isto. Todas as trombetas, por exemplo, serão tocadas neste período. Também haverá guerras, terremotos, tsunamis e muitas calamidades. O livro de Apocalipse fala de chuva de pedras, de pessoas sendo queimadas pelo sol, que ficará mais quente, de doenças como úlceras que tomarão as pessoas.

Enfim, este é um tempo inigualável e quem estiver na terra sofrerá como ninguém nunca jamais sofreu nem nunca mais sofrerá. É por isso que é importante que os irmãos se arrependam e se preparam para a volta oculta de Jesus.

 Fugir das cidades, a fuga para os montes 

"Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela" Lucas 21:21.

Nos três textos dos evangelhos, Jesus passa instruções para os residentes da Judeia e das cidades de Israel dizendo para que eles fujam para os montes. Estas instruções são específicas para as cidades de Israel e para a região da Judeia. Parece-me que a perseguição e a guerra chegarão com grande fúria a Israel de forma que seus habitantes serão brutalmente mortos e afligidos.

A instrução de Jesus é simples de ser compreendida. A guerra sempre chega onde reside a maior parte da população, ou seja, as grandes cidades e, apesar da instrução de Jesus ser específica para a região de Israel, certamente é uma instrução que vale para todo o mundo. A Grande Tribulação será um tempo de muitas guerras e por isso todas as cidades do mundo correrão o risco de ataques inesperados. Imagine este mundo onde há proliferação de armas nucleares em guerra? Eu nem imagino o que uma primeira explosão acarretaria neste contexto. Assim, é bom nos mantermos atentos aos acontecimentos e caso vivamos estas coisas, fugir das cidades é uma boa opção para nós cristãos, pois além das guerras e fome, também teremos que nos preocupar com a perseguição.

 Falsos cristos e falsos profetas 

"Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos" Marcos 13:21-22.

Por último, vemos que Jesus nos diz sobre muitos falsos cristos e falsos profetas. Em virtude da tribulação destes dias, a busca por algo real crescerá e muitas pessoas serão enganadas por estas pessoas. Entretanto, devemos ficar de sobreaviso, pois Jesus nos está mostrando o que há de acontecer. É interessante que estas pessoas tentarão enganar até mesmo os escolhidos. Quanto a nós, devemos atentar as palavras de Jesus e aguardar do alto a nossa redenção.

"Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem" Mateus 24:27.

Conforme as palavras de Mateus, não precisamos sair pelo mundo buscando ver o Senhor ou uma profecia a respeito do que há de vir sobre o mundo, pois o próprio Senhor Jesus já nos avisou sobre tudo que acontecerá. Ademais, sua vinda será vista e contemplada por todo o mundo. Todos verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. Naquele dia, acontecerá que o reino do mundo se tornará do nosso Deus. Jesus, juntamente com seus anjos, reinará por vários anos e haverá paz na terra.

 Conclusão 

Os textos em Mateus, Marcos e Lucas não se preocupam muito em explicitar os acontecimentos da Grande Tribulação, como é revelado em Apocalipse com maior riqueza de detalhes. Antes, seu objetivo principal é nos alertar sobre como devemos agir neste tempo, além de nos dar as chaves principais para compreendermos os muitos sinais da chegada deste tempo.

É importantíssimo que os crentes da nossa era estejam atentos quanto aos tempos em que vivemos. Não tardará até que tudo isso seja manifesto ao mundo. Prepare-se meu irmão! Que o Senhor levante seus olhos, prepare a sua Noiva, complete a tua obra maravilhosa e traga justiça para essa terra de iniquidade. Que a Sua justiça recaia sobre nós e que toda Terra seja cheia de temor por causa do seu grande Dia! Vem Senhor Jesus!

"Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" Apocalipse 1:3.

Postar um comentário

0 Comentários