Importa-vos nascer de novo | João 3:6-7


O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo | João 3:6-7

Nos últimos dias eu tenho orado a Deus perguntando a Ele sobre o motivo pelo qual as denominações no Brasil estão tão mortas e afastadas do Espírito Santo. A resposta de Deus foi tenebrosa: a maioria deles são incrédulos. A Igreja inchou e trouxe para si toda sorte de gente. Desenvolvemos sistemas, mas nos esquecemos de pastorear as pessoas que chegaram. E para piorar a situação os pastores não costumam dar um bom testemunho. Tudo isso levou com que os irmãos não tenham tido ainda uma experiência real com Deus. Infelizmente esta é a grande realidade da Igreja no Brasil.

Mas qual será a solução para esta grande incógnita? O que fazer ante a uma geração corrompida e mortificada pelo pecado? O Senhor me respondeu nestes dias que a solução para estas pessoas (se é que nós podemos fazer alguma coisa) é nascer de novo. O texto de João 3 é muito significativo, pois Jesus conversou com um religioso renomado e que detinha o respeito dos fariseus e conhecimento profundo da Lei de Moisés. Porém nada disso foi útil diante de Jesus. A nossa religião não pode alcançar as coisas espirituais, que estão escondidas com Cristo em Deus. Pensamos ser melhores do que os fariseus, mas a verdade é que a cristandade atual não passa de religião morta, assim como eram os fariseus nos dias de Jesus. É por isso que precisamos entender o que é o nascer de novo. Esta é a solução para todos os religiosos da nossa geração.

Se nascemos de Deus, então o próprio Espírito Santo se responsabiliza em nos ensinar todas as coisas, porque "a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou" 1 João 2.27. A grande dificuldade que vejo é quando as pessoas simplesmente não nasceram do Espírito. Se esta é a nossa realidade nunca permitiremos que Deus mude nosso interior, porque o que é nascido da carne, é carne. É impossível para quem está na carne agradar a Deus, porque Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em Espírito e em Verdade. É por isso que nascer de novo é um tema tão central nos nossos dias.

As pessoas não necessitam de um novo estudo bíblico, nem muito menos de uma nova filosofia humana. O que as pessoas precisam é de nascer de novo e conhecer o Verdadeiro. Se assim não acontecer é impossível caminhar na verdadeira vida cristã. Não existe caminhada cristã sem o nascer de novo, pois é impossível entrar no Reino de Deus se não somos nascidos da água e do Espírito. Veja: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" João 3:5. Também é por isso que existem tantas pessoas incrédulas no nosso meio vivendo de forma regalada sem preocupações com o pecado ou mesmo com sua conduta. Estas pessoa não nasceram de Deus, porque se elas tivessem nascido de Deus então certamente elas teriam se arrependido das suas transgressões. Mas se permanecemos no pecado somos do diabo, pois é o diabo que peca desde o inicio.

Importa-nos nascer de novo! Importa que a Igreja tenha um novo nascimento! Através da água para arrependimento e através do Espírito para a santificação. Jesus veio nos revelar o Pai através do Espírito Santo e nada menos do que isso. Através do Santo Espírito da promessa nós temos acesso ao lugar mais santo e perfeito de todo o universo, que é a presença santa, perfeita, única e maravilhosa do Senhor Deus Jeová. Não existe outro evangelho senão este. O problema é que não nascemos de novo e não permitimos que este Santo Espírito santifique as nossas vidas.

Àqueles que já nasceram de novo, mas que vivem ainda no pecado eu digo: ouça a voz do Espírito Santo e se arrependa ainda hoje! Àqueles que ainda não nasceram de novo e que não conhecem a voz do Espírito, eu digo: busque a realidade de um Deus verdadeiro. Muitas vezes não será na denominação que você o encontrará, mas no seu quarto. Na solidão e na humilhação. Se você ainda não está certo destas coisas, busque a resposta em Deus através de jejuns e de oração e na humilhação Deus se revelará aos seus pequeninos.

Nicodemos, que era respeitado entre os fariseus de sua época, conforme conta a tradição cristã, abriu mão da sua religião e se entregou ao evangelho do Senhor sendo morto e martirizado por causa do evangelho de Cristo. Ele é mencionado na morte de Jesus no Evangelho de João quando levou aloés e mirra para ungir o corpo do mestre. Este é o exemplo a seguir. Ainda que a nossa força tenha alcançado muitas obras e muito respeito no meio dos fariseus, devemos nos humilhar e abrir mão de toda a nossa religião e seguir Jesus até a nossa própria morte, porque Deus é digno deste sacrifício.

O Reino de Deus é a maior preciosidade de toda a história humana nesta terra. É necessário largar a religião e toda a nossa vida em prol do conhecimento desse Deus maravilho. Mata a nossa carne, Deus! Faz nascer em nós o teu Santo Espírito! Que as pessoa sejam cheias de Ti! Inunda a nossa alma e nos revela a adoção de um Pai verdadeiro e que nos ama! E nos leva, se necessário, à morte certa, por amor do teu nome. Que o Senhor seja glorificado e exaltado nas nossas vidas.

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.