A carreira que nos está proposta | Hebreus 12:1


Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta | Hebreus 12:1

 Introdução 

No texto de hoje trataremos sobre a carreira proposta, conforme lemos em Hebreus. O cristão deve entender muito bem o seu caminho para que não se desvie dele. Neste sentido este versículo nos concede uma excelente dica sobre como correr essa carreira com perseverança.

 Desembaraçando-nos 

O texto de hebreus nos dá uma boa dica sobre como podemos correr esta carreia. Ele nos ensina a nos soltar do peso e do pecado. Desta forma ficarmos livres para correr esta carreira.

 O pecado 

"Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" Provérbios 4:14-15.

Quando falamos acerca do pecado acredito que todos nós e mesmo os incrédulos conseguem entender bem do que se trata. Ainda que alguém não conheça a lei de Moisés ele saberá pelo testemunho do Espírito Santo o que é o pecado.

Porém como podemos vencer o pecado? É claro que a explicação desta pergunta não é de simples resposta, mas se eu fosse trazer um único princípio certamente seria fugir do caminho do mal. Provérbios nos ensina um este princípio quando nos incita a passar de largo, ou seja, tomar distância do caminho do mal, a vereda dos perversos.

Quando fugimos da aparência do mal e tomamos distância do pecado temos uma chace de vencê-lo, pois evitaremos também ser tentados. É claro que inevitavelmente seremos tentados e é importante que a nossa fé e convicção sejam maiores que a nossa tentação para permanecermos inabaláveis. Porém até mesmo a tentação deve ser conduzida pelo Espírito. Lembre-se que Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado.

 O peso 

"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" Hebreus 4:16.

Todos entendemos o que é o pecado, mas o que é o peso? O peso é algo mais difícil de se identificar e explicar. Ele está mais relacionado à nossa mente e as nossas mazelas internas. São aquelas situações que nos assombram, os irmãos que nós ainda não perdoamos ou alguma coisa que causa peso na sua vida. 

Não é possível correr enquanto carregamos muitos pesos e situações mal resolvidas em nossa vida. Tudo isto precisa ser lançado aos pés da cruz para sermos livres para correr a carreira. Se ainda há alguma coisa que você não liberou perdão, ore agora mesmo liberando perdão. Ou se existe algum peso que te aflige, entregue a Deus mediante o sangue que nos lava. Tenha fé para entrar no trono da graça com confiança,

 A carreira proposta 

O primeiro passo da vida cristã é nos despojar do velho homem, mas e depois? O que vem depois de nos livrar de todas estas coisas? Agora podemos dizer que podemos correr esta carreira. A carreira é uma forma de explicar a nossa vida cristã, sendo que a carreira é o caminho para a salvação, tipificada pela coroa que recebemos ao final da carreira.

Sendo assim agora que estamos livres devemos desenvolver a nossa salvação. E o que seria desenvolver a nossa salvação senão crescer em graça diante de Deus? Aprender mais da vida que nos aguarda no alto.

No estudo "A salvação de Deus: Desenvolvei a vossa salvação" nós estudamos que três pontos resumem bem o desenvolver da nossa salvação: a sensatez, a justiça e a piedade. Devemos viver hoje crescendo nestas características para nos parecer mais com Jesus. A vida do cristão apenas começa quando ele vence o pecado. Devemos crescer em justiça, aquela que vem de Deus, pois a sua justiça opera em nós a salvação. Iremos aprender de Deus a sensatez para que cresçamos em tudo naquele que é a cabeça: Cristo. E seremos feitos conforme a sua imagem, segundo a piedade que nele habita e que em nós fez morada através do Espírito Santo. A nossa carreira é Jesus, o Caminho para Deus.

 A perseverança 

"Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" Tiago 1:4.

Se toda esta glória é difícil de ser alcançada, saiba que de fato não é! A vida cristã não é simples nem fácil. E é por isso que precisamos de perseverança. No fim a perseverança ditará entre os que chegarão ou não ao alto desta montanha. Devemos correr para o alto como o nosso maior objetivo em vida. A força que nos move é a perseverança através da fé em Cristo e na palavra que ele nos revela. Sem perseverança nunca alcançaríamos o alto. E é pra lá que corremos: para o céu.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom o estudo! Sempre achei que carreira se referia à cargos exercidos na igreja, mas sentia que não era sobre isso, e agora entendi. Muito obrigada

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.