A perseverança | Tiago 1:2-3


Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança | Tiago 1:2-3

O texto de meditação de hoje é um texto da carta de Tiago e fala sobre a perseverança. Em nossa última meditação sobre Hebreus 12 chegamos a citar o fato de muitos irmãos preciosos se perderem por falta de perseverança. Essa palavra pesou muito ao meu coração e o espírito me fez lembrar desse trecho de Tiago.

As provações que passamos nada mais são do que períodos em que somos provados nas áreas em que mais temos dificuldade, segundo nossas próprias concupiscências. O texto de Tiago fala sobre a alegria de passarmos por essas várias provações. Mas como podemos ter alegria ao passarmos por provação? É muito difícil ter qualquer alegria nesse período. É nessa hora que somos provados e que devemos manter nossa fé inabalável e, uma vez confirmada a fé, produziremos perseverança. Por isso devemos nos alegrar em Deus, pois sabemos que é nesse período que Deus cresce em nossa vida.

A perseverança é o fruto de exercitarmos a nossa fé, ou seja, é a sua concretização. Portanto devemos ter fé e crer, nos momentos mais difíceis, que Deus é por nós. Assim, quando nos sobrevier provação nós produziremos perseverança e seremos aperfeiçoados. Mas a perseverança deve ter tal ação a ponto de nos levar a perfeição. Devemos perseverar com diligência cada vez maior se quisermos ser perfeitos, como diz 2 Pedro: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” A chave de uma vida em Deus sadia e perseverante é ser diligente a cada momento. Se tivermos diligência em nossa vida não tropeçaremos em nada.

Por fim, uma palavra de perseverança é saber que aquele que guarda essa palavra da perseverança e persevera no caminho da Verdade, será guardado, por Deus, da hora da provação que sobrevirá ao mundo todo. Apocalipse 3:10 diz: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”. Glória a Deus que é justo e guardará aqueles que perseveram em Teus caminhos! Louvado seja!

Portanto, irmãos, perseveremos com diligência crescente a fim de sermos por Deus guardados daquela hora. Sabendo que a "perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" Tiago 1:4. Também devemos contar com os irmãos ao nosso redor. Deus nos deu, além do Espírito Santo, uma linda família sobre a face da Terra que nos ajuda nos tempos mais difíceis.

Postar um comentário

3 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.