Como Cristo executa a função de Sacerdote?


O tema de hoje na sequência dos fundamentos cristãos é: Como Cristo executa a função de Sacerdote? Hoje conheceremos um pouco mais sobre o que Jesus realizou e realiza para ser o Sumo Sacerdote entre tantos quantos o buscam.

 O sacrifício derradeiro 

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" Hebreus 9:28.

Cristo veio em carne e se ofereceu a si mesmo como o sacrífico derradeiro. Este texto de Hebreus fala que jesus veio para "tirar o pecado de muitos". O sacrifício de Jesus teve exatamente esse poder. Ele é o cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo (João 1:29).

Talvez seja estranho perceber que ele 'tirou' o pecado do mundo, citando este verbo no passado. Mas é exatamente isso que Jesus fez. Talvez isso não faça sentido, visto que continuamos a nossa vida de pecado e de miséria neste mundo. Entretanto, o pecado não terá mais domínio sobre todos quantos não vivem mais sobre o julgo da carne, visto que "a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" Romanos 8:2.

 Nos reconciliou 

"Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo" Hebreus 2:17.

Assim como nos tempos do antigo Templo de Salomão nós temos um sumo sacerdote, Jesus Cristo. Ele nos reconciliou para Deus e nos levou para junto do Pai. Ele é o sumo sacerdote e ofereceu de uma vez por todos a oferta pelo pecado do mundo inteiro.

 Intercede por nós 

"Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" Hebreus 7:25.

Por fim, Jesus continua seu ministério sacerdotal nos ares onde intercede por nós continuamente. O texto da primeira epístola de João nos diz que "temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" 1 João 2:1.

Postar um comentário

0 Comentários