Quais são os serviços de Cristo como nosso Redentor?


O tema de hoje na sequência dos fundamentos cristãos é: Quais são os serviços de Cristo como nosso Redentor? Neste estudo veremos como Jesus Cristo trabalha e executa seu ministério como o Redentor da humanidade.

 Profeta 

"Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser" Atos 3:22.

Como profeta Jesus serviu, curou e libertou a tantos quantos buscaram e buscam a sua presença. Ele foi o profeta indicado por Moisés que deveria vir ao mundo. Não houve profeta semelhante a Jesus. Tamanho era o seu poder a tal ponto de João Batista, também profeta, ter dito a respeito dele dizendo: "[...] Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias" Marcos 1:7.

 Sacerdote 

"[...] como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque" Hebreus 5:6.

Além de profeta Jesus também é nosso sacerdote, o Sumo Sacerdote da Nova Aliança. Seu sacerdócio é baseado em Melquisedeque, que segundo o livro de Gênesis era rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo (Gênesis 14:18). Ele recebeu o dízimo dos despojos que Abraão conquistou na batalha contra os reis de Sodoma e Gomorra e trouxe pão e vinho para Abraão.

Seu sacerdócio não é deste mundo, visto que não tem gênese nem genealogia. Sua aparição misteriosa na bíblia é uma figura do Cristo que haveria de vir ao mundo.

 Rei 

"Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião" Salmos 2:6.

"Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim" Lucas 1:32-33.

Além de Profeta e Sacerdote, Jesus é o nosso Rei. Mas ele é mais do que um simples rei, ele é o Rei de um reino eterno e maravilhoso. O Reino de Cristo Jesus não é desta terra, mas começa nos Céus no monte do Senhor, o monte Sião. Ele é o herdeiro do trono de Davi e cumpriu as profecias acerca do Rei que haveria de vir montado em uma jumenta:

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" Zacarias 9:9.

 Conclusão 

Tudo isso fez Jesus em humilhação e também na sua exaltação. Ou seja, quando em terra ele foi pisado e humilhado pelos homens, mas ainda assim era Profeta, Sacerdote e Rei. Hoje, exaltado nas alturas e sentado à destra da Majestade, Ele permanece sendo Profeta, Sacerdote e Rei.

Postar um comentário

0 Comentários