Guarda a verdadeira sabedoria | Provérbios 3:21-23


Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará | Provérbios 3:21-23

A sabedoria é o tema de muita discussão e reflexão por muitos milênios. Mas como podemos andar nessa terra com sabedoria e inteligência? A 'sabedoria verdadeira' é um dom concedido por Deus. Este é o primeiro ponto que temos que entender. Sendo assim é impossível alcançar a sabedoria distante do Senhor. Salomão, o escritor de Provérbios e Eclesiastes, foi o homem mais sábio da história, conforme afirma a palavra de Deus, e como ele não haverá outro.

Mas Salomão não foi sempre sábio. A história da sabedoria de Salomão mencionada em Crônicas relata como isso aconteceu. A história conta que Deus apareceu a Salomão e o indagou o que ele queria receber de Deus. Salomão poderia pedir muitas coisas, mas escolheu a sabedoria e o conhecimento para julgar entre o povo. Esse pedido agradou ao Senhor que o conferiu sabedoria, conhecimento, riquezas, honra e bens (I Crônicas 1:7-12).

Não digo que precisamos ser tão sábios como Salomão, mas para viver bem nessa terra devemos ser sábios. Vemos hoje como muitas pessoas erram em seus caminhos por falta de sabedoria e de conhecimento. Mesmo entre os muitos irmãos e irmãs na Igreja do Senhor existe grande falta de sabedoria. O resultado disso é uma vida cristã relapsa e cheia de mistura com o mundo. Mas esse não é o foco do assunto aqui, porque a vida cristã não é mais o foco de muita gente, ainda que eles assim pensem. Considere a sabedoria como um guia para uma vida de gozo e paz. Os loucos entregam o seu caminho ao acaso, mas os sábios consideram o seu caminho.

Talvez o principal aspecto da sabedoria é a reflexão. Gastamos tanto tempo falando, discutindo e arguindo que esquecemos de refletir. Mas não refletir loucamente, devemos refletir sobre a nossa vida, nossas escolhas, nosso caminho. Aquele que não observa atentamente ao caminho que segue, chegará, consequentemente, a um destino que não deseja. Por isso é sábio observar nosso caminho, escolhas, intentos, projetos. É sábio fazer o bem ao próximo, não como mandamento obrigatório, mas porque o bem nunca pode gerar o mal contra aquele que o pratica. Por fim, é bom observar a lei perfeita, porque ela nos conduz ao Criador de todas as coisas.

A sabedoria reside juntamente com a prudência e ambas vestem de honra o nosso Deus, Criador dos Céus e da Terra. Ela era a sua arquiteta na criação antes que todas as coisas existissem (Provérbios 8:22-31). Ela existe antes mesmo de existir um mundo habitado. E nós ainda tentamos capturá-la, como se fosse possível. Mas Deus dá sabedoria e entendimento a todos quantos se agradam Dele. A sabedoria é Dele e Ele assim a concede a todos quantos quer. Hoje a sabedoria e o conhecimento residem em Cristo (Colossenses 2:3). Se você deseja alcança chegue-se a Cristo e peça a Deus a sabedoria que Ele a todos dá sem distinção (Tiago 1:5).

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.