O endemoniado gadareno | Marcos 5:2-3


Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo | Marcos 5:2-3

Leitura: Marcos 5:1-14; 2 Pedro 2:20

No último estudo do capítulo 4 de Marcos nós falamos sobre como Jesus acalmou uma tempestade enquanto ele e os discípulos atravessavam o mar da Galileia para a outra margem e a forma como Jesus, além de ter sido mestre, também possuía poder e autoridade para emudecer a tempestade. Seu ensino não se baseia em conhecimento, mas na prática da justiça e da fé.

 O domínio do diabo 

Quando lemos este texto temos a certeza de que existe um mundo espiritual e invisível que é tão real quanto o mundo físico que habitamos. Não devemos ser néscios e negligenciar estas coisas, pois todos que nascemos de novo nascemos da vontade de um Deus que se assenta em um trono de glória nos ares. Se cremos que Deus existe naturalmente cremos que o diabo também existe e atua nos filhos da desobediência.

O objetivo do diabo é matar, roubar, enlouquecer e desacreditar o homem em sua busca pela verdade que está oculta em Deus. Ele sabe que se conseguir nos destruir nós não o venceremos. E se nos destruir, apesar de conhecer sua derrota certa, levará consigo tantos quantos conseguir vencer e subjugar nestes dias. Um dos grandes erros dos cristãos é achar que não podemos mais ser derrotados pelo inimigo. Veja o texto abaixo:

"Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro" 2 Pedro 2:20.

Deus, em Cristo Jesus, nos abençoou com todas as cosias. Sendo assim, caso estamos enraizados em Cristo, nunca seremos derrotados. Entretanto, uma vez que nos enredamos novamente pelas contaminações deste mundo, viveremos em derrota ainda maior. Infelizmente isso é muito comum.

Outro ponto interessante é perceber que se este homem gadareno vivesse nos dias atuais ele seria taxado de louco. Uma percepção que devemos ter é que as coisas espirituais podem ser o motivo de muitos flagelos e doenças físicas e psíquicas. Se o diabo atua para nos destruir, qual melhor caminho que a doença ou a insanidade? Se não nos encontramos em nossos pensamentos, então não poderemos encontrar a verdade das escrituras sagradas.

 Os espíritos imundos 

É muito interessante perceber o termo 'espírito imundo' que é usado por Jesus. Jesus hora nenhuma fala que este homem gadareno estava endemoninhado. Ele diz apenas para os espíritos imundos o deixarem. Na verdade existe uma diferença entre os termos que não é desenvolvida. Muitos confundem os espíritos imundos com demônios, mas sabemos que estes últimos não tem necessidade de possuir homem algum. Sendo assim, assumimos que estes espíritos imundos são outros espíritos que habitam a terra e atormentam os homens debaixo do domínio do diabo e seus anjos. Alguns dizem se tratar de homens que viveram no período anterior a Adão, conforme lemos em alguns trechos de Jó.

 A autoridade de Jesus 

No texto parece haver uma conversa de Jesus com este homem possesso, entretanto não como vemos hoje em dia. O homem possesso veio e se prostrou e quando Jesus mandou que eles saíssem, apesar de pedido para não os atormentar, eles obedeceram prontamente a ordem de Jesus e solicitaram que fossem para a manada de porcos. Isso mostra toda a autoridade de Jesus como filho de Deus a ponto que mesmo uma legião inteira de espíritos ouvirem sua voz e a obedecerem.

Se este homem buscasse libertação nos nossos dias só com muita oração e jejum seria possível expelir tamanha legião. Tanto era grande que eles tomaram toda a manada de porcos.

 Conclusão 

Este texto fala de coisas espirituais de modo muito claro e simples. O diabo vem sempre para nos causar dano e dominar, enquanto Jesus veio para que tenhamos vida e vida em abundância. Devemos entender que a vida cristã é totalmente espiritual e nos dispor a viver e compreender melhor este ambiente através das orações e da revelação do Senhor Jesus.

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.