O rio da água da vida | Apocalipse 22:1


Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro | Apocalipse 22:1

 Introdução 

A nossa meditação de hoje é uma palavra de esperança. Como vimos no último devocional (Quem crer em mim do seu interior fluirão rios de água viva), há um rio de vida que é proveniente do trono de Deus e do Cordeiro. Hoje tentaremos expressar um pouco da grandeza deste rio, do Espírito Santo e da visão no livro de Ezequiel.

 As águas do Espírito Santo 

"No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado" João 7:37-39.

Falar acerca do Espírito Santo sempre é um tema maravilhoso, mas ao mesmo tempo desafiador. O Espírito é como o ar. Todos sabemos que ele está ali, não há dúvida. Não conhecemos o seu tamanho, sua origem. Nós apenas respiramos e o ar entra nas nossas narinas. Assim também é com o Espírito Santo. Apesar de não vê-Lo, podemos ouvir a sua voz. Apesar de não tocá-Lo, podemos senti-Lo. Ele é como o oceano, porque as suas águas não tem fim.

A sua voz ecoa nas nossas vidas. Ele nos traz boas novas de paz e o descanso do reino eterno. Nas águas do Espírito Santo a nossa alma encontra o bálsamo onde podemos descansar. Se temos o Espírito do que mais precisamos? Não precisamos de mais nada. Assim, resta ainda um descanso sabático para o povo de Deus. Porque todos os que cremos recebemos o Espírito e podemos lançar a Deus toda a nossa ansiedade e todo fardo que nos fadiga. O Espírito Santo é o verdadeiro bálsamo que cura a nossa alma e sacia a nossa sede.

Ele não é como as coisas que ouvimos por aí. Ele é uma pessoa viva que tem prazer na nossa comunhão. E como tem prazer! Ele é Jesus dentro do nosso espírito. Considere isto: o mesmo poder que ressuscitou Jesus Cristo dentro os mortos habita a sua vida neste exato momento! Ah, como nós não conhecemos o Deus a quem servimos!

 A fonte do rio da água da vida 

"Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro" Apocalipse 22:1.

Veja bem de onde flui este rio. Apocalipse nos mostra com clareza a origem deste rio. Ele flui do trono de Deus e do Cordeiro. A vida que toca nossa vida através do Espírito Santo é a própria vida de Deus. Nós precisamos entender melhor a trindade, não em nossa mente para que não enlouqueçamos, mas com o nosso espírito. Receber o Espírito Santo em nossa vida e ter com ele comunhão é receber o próprio Jesus em sua vida. Não há diferença.

Muitas pessoas dizem que seria muito bom poder viver o tempo de Jesus e vê-lo face face. Mas eu digo que muitos profetas e homens de Deus, desde o tempo de Enoque, desejaram ver o tempo que vivemos e não puderam. Hoje Jesus não está mais neste mundo, mas ele habita o nosso espírito. Através do Espírito nós conhecemos verdadeiramente Jesus e o própria Deus Jeová, o todo poderoso. O Espírito Santo revela ao nosso coração a mente e a vontade do Deus de toda terra. Como é grande esta revelação! É tão simples, mas nós complicamos tanto essa realidade!

 Comunhão e profundidade no Espírito 

"Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar. Ele me levou pela porta do norte e me fez dar uma volta por fora, até à porta exterior, que olha para o oriente; e eis que corriam as águas ao lado direito.

Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar" 
Ezequiel 47:1-5.

Muitas pessoas perguntam sobre como ouvir o Senhor ou sobre como orar e ter comunhão com Deus. Este texto de Ezequiel nos dá alguma chaves que devemos usar em nossa vida de comunhão com o Espírito Santo. Antes de mais nada devemos entender que Deus é santo e por ser santo ele não terá comunhão com o pecador. Portanto se deseja ter comunhão verdadeira com Deus levante-se de onde caiu e acerte as pendências da sua vida. Vença o pecado e a morte que te rodeiam. Sem santidade é impossível agradar a Deus.

Como falamos anteriormente devemos entender que o Espírito Santo é uma pessoa e como tal leva tempo conhecê-Lo. É como um namoro. No começo ficamos tímidos por não conhecer a pessoa e como o passar do tempo vamos nos soltando e tendo mais intimidade. E é sobre isso que o texto de Ezequiel nos ensina. Veja que o profeta não entrou nas águas de uma vez, mas foi entrando aos poucos. Isso acontece não por causa do Espírito Santo, que é perfeito desde a fundação do mundo, mas por causa da nossa carne enfraquecida pelo pecado. Quanto mais nos aproximamos do Espírito mais intimidade temos. Porém, quanto mais nos aproximamos mais o fogo de Deus consome as mazelas da nossa existência. É por isso que não conseguimos entrar de uma vez neste rio.

Nesta vida de oração e busca do Espírito Santo é necessário ter perseverança e humildade. Não espere o orgulhoso obter coisa alguma de Deus. Ele abate o soberbo, mas Deus exalta o humilde. Isso também se aplica na comunhão com o Espírito Santo. Devemos ter humildade para ouvi-Lo e fazer calar a nossa própria voz. Se não negamos a nossa vontade é impossível permitir que Ele viva em nossa vida. Se nem mesmo Jesus veio fazer a sua própria vontade, quanto mais nós homens de pequena fé?

Enquanto bebermos de outras fontes (ainda que sejam fontes evangélicas), nós não alcançaremos a realidade do Espírito Santo. É triste falar sobre isso, mas a maioria daquilo que é cristão hoje em dia não nos leva para perto do Espírito Santo. Tudo aquilo que te leva para longe do Espírito não pode ser genuinamente de Deus. Veja que a palavra nos revela o Cristo, Cristo nos revelou o Espírito e o Espírito nos remete à palavra de Deus. Eles estão unidos em um mesmo propósito e não há como se separarem. Portanto como podemos ser levados para longe do Espírito pelos homens? Isso eu digo porque sabemos como é fácil se perder na letra morta, mas se nos achegarmos ao Espírito Santo o nosso coração é revelado. É por isso que os religiosos tem tanto medo das suas águas. Eles não querem enfrentar quem realmente são.

Como fazer para nos achegar a Ele na prática? Nós devemos ter sede. Se queremos beber água tudo que precisamos é ter sede. É muito simples. Porém, se queremos ter sede do Espírito Santo nós devemos parar de beber de todas as outras fontes. A única fonte que devemos beber é do rio da água da vida. Entre para o seu quarto. Fuja do ativismo e da falsidade. Encha-se da palavra da verdade!

"Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares" Isaías 55:1-2.

 Conclusão 

Como é maravilho conhecer um pouco mais do nosso Consolador! Enquanto buscamos as respostas da nossa vida em coisas e pessoas, esquecemos que todas as nossas necessidade são saciadas no nosso espírito. Tudo que você precisa, meu irmão, está a sua disposição. Não se deixe enganar pela fraqueza do evangelho que você vê por aí. Ainda existem sete mil que não se dobraram ante à Baal. Ainda existe santidade, amor, piedade e tudo que é louvável e puro. Ainda existe um rio que corre diretamente do trono de Deus e que nos limpa de toda mazela do mundo. Ainda existe um descanso para o povo de Deus. Ainda existe um Deus no Céus! Aleluia! Vem Senhor Jesus!

"Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho" Apocalipse 21:6-7.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Glória a Deus! apresentação e orientação,do Rio da água da vida.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.