Introdução ao evangelho de João


Este é um texto de introdução ao estudo do evangelho de João. É interessante notar algumas peculiaridades deste evangelho para que ele seja melhor entendido. Pontos como a autoria, data, contexto e o objetivo do evangelho facilitam a nossa compreensão.

 O Autor  

Apesar de não haver um única citação acerca da autoria deste evangelho, fica claro que ele foi escrito pelo apóstolo João. Todas as citações a João neste evangelho foram suprimidas e não existe uma explicação lógica para este fato, a não ser que este evangelho fora escrito pelo próprio João e que ele o fez com o objetivo de não se destacar em sua escrita.

As histórias e descrições de locais e acontecimentos mostram que o autor é profundo conhecedor da região e que provavelmente é nascido na região da Palestina. Também vemos a citação de que o autor fora uma testemunha ocular de todos estes acontecimentos (João 21:24), mostrando que ele mesmo deve ter sido um dos apóstolos e provavelmente João. Os escritos históricos do inicio da história da Igreja apontam João como o autor incontestável deste evangelho.

 Data 

Os escritos antigos datam o livro perto do fim da vida João, provavelmente entre os anos 70 a 90 dC. Foi o último dos evangelhos e um dos últimos livros do novo testamento a serem escritos. Alguns dizem que este livro foi o último escrito de João e provavelmente escrito após o livro de Apocalipse, apesar de não haver meios de precisar a ordem dos escritos. 

 Características do evangelho 

"Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro" João 20:30.

A maior característica deste evangelho, e que determina a maior parte dele, são os sinais de Jesus. Nesse evangelho o autor não trata os milagres como milagres, mas como sinais. Tais sinais sempre apontam para algum objetivo maior ou significado específico com o qual Jesus desejava ensinar. Nesse evangelho nenhum sinal é dado ao acaso e eles também foram organizados de forma a constituir uma ordem lógica.

Apesar de não possuir muitas parábolas, as conversas de Jesus e os próprios sinais do livro são uma forma simples de instruir. O evangelho também trata de temas elevados como o amor, a vida, o pecado, a luz, a natureza de Deus como o Verbo e o Eu sou, dá bastante atenção aos temas relativos ao Espírito Santo, chamado também de Consolador. A vida espiritual do homem também está bem presente desde o inicio do livro quando é tratado sobre o vinho novo (cap 2), o novo nascimento (cap 3), a satisfação humano e a verdadeira adoração (cap 4).

 Objetivo 

"[...] para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" João 20:31.

O objetivo de João ao escrever este evangelho parece ser o de dar um novo enfoque à narrativa da vida de Jesus em um ângulo que ainda não havia sido desenvolvido. João concede uma visão claramente espiritual desde o inicio do evangelho, falando sobre temos como "nascer do espírito". Tudo isso demonstra que o objetivo de João era edificar os irmãos com uma narrativa de vida espiritual elevada, diferente dos evangelhos anteriores. Este objetivo fica claro no texto do capítulo 20 "para que tenhais vida em seu nome".

 Representação do Evangelho 

Em apocalipse vemos quatro animais que estão diante do trono de Deus e que o servem de dia e de noite em seu santuário. Estes são os mesmos animais descritos por Ezequiel e descritos também como as quatro rodas naquele livro. Simbolicamente estes animais representam os quatro evangelhos do Cordeiro, a descrição completa do salvador e Messias, Jesus Cristo.

"O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voandoApocalipse 4:7.

O evangelho de João representa o quarto animal, descrito como a águia quando está voando. O sentido desse texto é exatamente este: uma águia voando. A tipologia de Apocalipse, adicionada ao significado e apresentação do livro, nos mostram a forma como o evangelho se apresenta. João é tido como o evangelho que apresenta Jesus como Deus, o verbo que é desde o princípio de todas as coisas. A visão do evangelho é como a de uma águia que consegue observar as coisas de cima com uma visão privilegiada.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Os Antigos Cristão Acreditavam que o Evangelho de João tinha sido escritor por João Apóstolo de Jesus.



    "O evangelho de João foi publicado e entregue às igrejas pelo próprio João quando ele ainda estava vivo, conforme o relato de Papias de Hierópolis, Discípulo amado de João cujo relato está em seus cinco livros exegéticos. Ele escreveu o evangelho de João ditado pelo próprio João".
    Prólogo Anti Márcionita de João-160 D.C


    "O quarto Evangelho é o de João, um dos discípulos. Questionado por seus condiscípulos e bispos, disse: “Andai comigo durante três dias a partir de hoje e que cada um de nós conte aos demais aquilo que lhe for revelado”. Naquela mesma noite foi revelado a André, um dos apóstolos, que, de conformidade com todos, João escrevera em seu nome".
    Canon de Muratori-170 D.C.


    "João, o discípulo do Senhor, o mesmo que descansara no Seu peito, publicou também o Evangelho, durante a sua permanência em Éfeso".
    Ireneu-180 D.C



    "Mas aquele João, depois de tudo, consciente de que os fatos exteriores encontravam-se relatados nos evangelhos, a pedido de seus discípulos..compôs um evangelho espiritual”.
    Clemente de Alexandria- Seculo III.

    "João ensina de uma forma geral, no seu Evangelho, dizendo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estaca com Deus, e o Verbo era Deus.
    Origenes- Seculo III D.C.


    "João em seu Evangelho, ele nos demonstra o que Ele existia antes de ser feito carne: ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus".
    Tertuliano- Seculo III.


    "João, o apóstolo a quem Jesus amava, filho de Zebedeu e irmão de Tiago-aquele a quem Herodes, após a paixão de Cristo, mandou decapitar-escre­veu um evangelho a pedido dos bispos da Ásia, contra a doutrina de Cerintus e outros hereges, especialmente em oposição ao então crescente dogma dos ebionitas, os quais afirmavam que Jesus não existia antes de Maria."
    Jeronimo -Século IV D.C.


    "..Agora, assinalemos os escritos provindos incontestavelmente deste apóstolo(João).
    Em primeiro lugar, sem dúvida, há de ser recebido o Evangelho segundo João, reconhecido por
    todas as Igrejas (de Cristo)debaixo do céu. Com razão, os antigos colocam-no em quarto lugar, após os três
    outros,.."
    Eusébio de Cesareia-História Eclesiastica-Seculo IV.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.