Como ouvir a voz de Deus?


O tema de hoje na sequência dos fundamentos cristãos é: Como ouvir a voz de Deus? Este pequeno esboço tentará lhe dar algumas dicas práticas e rápidas sobre como ouvir a voz do Deus eterno e do Espírito Santo, o nosso Consolador.

Umas das questões básicas na vida cristã é entender como funciona a comunicação entre Deus e o homem. Nesta comunicação existem duas possibilidades: falar e ouvir. Esta comunicação é a base da verdadeira vida cristã e entender como ouvir a voz de Deus talvez seja o maior desafio nesta comunicação.

É claro que não existem manuais nem fórmulas prontas que nos ensinam como podemos ouvir a voz de Deus, mas existem sim alguns pontos que encontramos na palavra que nos indicam a forma como Deus fala a seus filhos. Veja abaixo:

 O clamor sincero 

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" Salmos 51:17.

O primeiro ponto que podemos citar, é o clamor. O Senhor não dá ouvidos aqueles que se chegam diante dele cheios de vaidade e sem um desejo real e profundo de o conhecer. Se desejamos ouvir a voz de Deus, devemos ser sinceros e nos lançar aos seus pés.

O texto do livro de Salmos nos mostra que o Senhor não despreza os de coração quebrantado e contrito. Esta característica determina alguém que busca o Senhor de forma humilde e humilhada; que se reduz ao pó, que se arrepende profundamente. O Senhor deseja nossa sinceridade e principalmente nossa contrição, que é a nossa percepção de pecado ou do erro em nossa vida.

A diferença da pessoa contrita das outras é apenas que a contrita percebe seu pecado e se arrepende no pó e na cinza. Ela também é pecadora, mas se arrepende amargamente do pecado e se volta ao único que pode lavar o pecado. Todos somos pecadores, por isso devemos ter um coração contrito se desejamos ouvir o Senhor.

 A brisa suave 

"O Senhor lhe disse: 'Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar'. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: 'O que você está fazendo aqui, Elias?'" 1 Reis 19:11-13.

Este texto do livro de 1 Reis talvez seja o que melhor define a forma como o Senhor fala ao homem. Neste texto vemos que o Senhor, ao falar com Elias, não foi em forma de trovão ou de terremoto ou de um vento forte, mas o Senhor estava em uma brisa suave. Este é um princípio determinante quando falamos sobre a real forma que Deus tem para falar ao homem. Ele não vem como um grande acontecimento, mas como uma brisa suave.

Isso significa que devemos buscá-Lo não nos grandes centro e grandes acontecimentos. Ele, certamente, não estará lá. O Senhor está em nossa busca sincera e verdadeira quando entramos em nosso quarto e fechamos e porta para orar. Ele vem a nós de forma suave e doce. A Sua presença é maravilhosa e suave. É claro que Deus pode usar muitas formas para fazer e realizar muitas coisas, mas quando Ele deseja se comunicar conosco Ele vem em uma brisa suave.

 Pureza e Santidade 

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" Mateus 5:8.

Se queremos ouvir a voz de Deus devemos ter santidade e pureza. Sem tais atributos não será possível nos aproximar de Deus, sendo impossível ouvir a Sua voz. É muito simples entender este ponto. Deus é santo e para nos achegar a Ele devemos nós também nos santificar. Devemos nos separar para Deus, pois Ele não tem parte com as coisas dos homens.

Se a nossa vida tem amizade com o mundo, tenha certeza que você não ouvirá a voz do Pastor. Mas se sua santificação for praticada e a pureza de Deus estiver em sua vida, então você terá a oportunidade de ver o Senhor face a face. Que dirá ouvir a Sua voz.

Postar um comentário

0 Comentários