O coração dos sábios reside no luto | Eclesiastes 7:2-4


Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria | Eclesiastes 7:2-4

Essa é uma palavra bem dura. É muito importante, e me agrada muito, considerar sobre a vida e sobre as nossas atitudes e caminhar cristão. Muitas pessoas, hoje em dia, não tem esse costume, pois vivem em um 'loop' contínuo de ações, sentimentos e erros constantes. E não sabem o caminho da verdade nem mesmo conseguem alcançá-lo. É triste ver que muitas pessoas vivem essa situação e uma das explicações disso é que o coração de tais pessoas vive na casa da alegria. Quando alguém se alegra não existe consideração alguma, apenas a alegria momentânea. E por não se sentir satisfeito, esse alguém continua buscando mais alegria e não consegue encontrar.

O texto de Eclesiastes nos mostra essa realidade. Os tolos baseiam sua vida em situações, momentos alegres e todo tipo de sentimentalismos e experiências, mas os sábios consideram o seu caminho. É interessante perceber que o coração dos sábios reside na casa do luto, pois o luto nos remete ao nosso próprio fim, que não tarda para ninguém.

Uma das maiores realidades que temos universalmente é que no fim dos nossos dias certamente morreremos. Independentemente daquilo que fizermos com a nossa vida, morreremos. Por isso, é sábio considerar o caminhos que levamos, enquanto temos a opção de mudá-lo. É imprescindível considerar o nosso caminho, pois só assim nos voltaremos para Deus. É através disso que nos arrependemos e mudamos de atitude. Se não existe reflexão certamente não mudaremos nada em nossa vida.

Portanto seja sábio. Considere o seu caminho, desconfie de si mesmo, das suas atitudes, das suas posições, dos seus relacionamentos. Desconfie do tempo que você gasta em oração, do tempo que você gasta na leitura da palavra. Desconfie daquelas palavras que você não deveria ter dito, mas que o momento te obrigaram a dizer. Se arrependa, volte atrás, peça perdão enquanto há tempo. Chegará o dia em que a reflexão e o perdão não mais serão uma realidade para nós. Naquele dia muitos desejarão ter considerado melhor o seu caminho, sem a chance de o fazer.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Muito bom !
    Bem colocada a explicação bem edificante obrigada! 🙏

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus 🙏

    ResponderExcluir
  3. Texto explicativo..sobre eclesiastes dessa mensagem, mais queria entender e contexto quando tu diz: desconfie da palavra? Desconfie o tempo que nós gastamos ORANDO?..
    AMIGO ..ME DESCULPA MAIS É SÓ O ADVERSÁRIO É O ASTUTO!
    SE ESTÁ EM LADO"
    POIS A VERDADE ESTA NA PALAVRA A PALAVRA É A VERDADE E A ORAÇÃO É CHAVE DA CONECTIVIDADE COM DEUS..SEM ORAÇÃO " SEM INTIMIDADE..MUNCA SERA PERCA DE teMPO
    E SIM SANATÓRIO

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.