O que é Deus?


O tema de hoje nos fundamentos é: O que é Deus? Quem nunca se fez essa pergunta? Certamente ela é importante para entendermos o que significa esse ser tão misterioso e grandioso que é o nosso Deus. Não tentaremos, de modo algum, esgotar o tema, pois certamente não seria possível nem mesmo com milhares de livros. Tentaremos apenas pontuar o que a bíblia fala sobre Deus.

A bíblia nos mostra alguns pontos centrais sobre Deus. Vejamos alguns deles abaixo.

O primeiro ponto que vemos é que Deus é Espírito. João nos revela esse grande mistério em seu evangelho: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" João 4:24. O texto de João nos mostra que a natureza de Deus é diferente da natureza humana, carnal e terrena. A principal consequência da natureza de Espiritual de Deus é que devemos adorá-Lo e contatá-Lo em espírito.

Deus também é eterno. Nossa mente restrita talvez não consiga entender o que significa a eternidade, o fim do domínio do tempo. E é exatamente o que Deus é. Eterno. Ele não está limitado ao tempo ou a idade. O tempo é criação Sua e foi criado no inicio de todas as coisas, antes que tudo fosse criado. O salmo 90 trata sobre isso: "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus" Salmo 90:2.

É infinito: Não se pode medir Deus com padrões humanos. Não podemos verificar cientificamente a grandeza de Deus, pois está fora da compreensão humana. Isaías trata sobre isso: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento" Isaías 40:28. Esse texto de Isaías fala que Deus não se cansa e seu entendimento é infinito. Podemos ver nessas palavras que Deus não pode ser entendido ou desvendado com uma mente humana, pois simplesmente está muito acima do nosso entendimento. Ele é infinito, não tem fim. Ele não se cansa e domina todas as coisas em sua mão.

Ele é imutável. A carta de Tiago nos mostra uma realidade interessante sobre Deus. Ele é imutável. Vejamos o texto: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" Tiago 1:17. Apesar de ser eterno e "viver" para sempre, Deus também é imutável. E existem alguns aspectos que a palavra nos mostra em que Deus é imutável. Vejamos:

Seu ser é imutável. Êxodo nos mostra que Deus é o que é: "Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros" Êxodo 3:14. A versão amplificada da bíblia trata o EU SOU O QUE SOU como: SOU QUEM EU SOU, SOU O QUE SOU e SEREI QUEM SEREI. Isso nos mostra que o ser de Deus não mudará nem nunca mudará. Ele é o que é.

Sua sabedoria é imutável. Provérbios mostra que a sabedoria de Deus está com Ele desde o principio: "O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas" Provérbios 8:22. E desde então ela permanece com o Senhor, imutável.

Seu poder é imutável. O salmo 147 nos revela o poder imutável de Deus: "Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito" Salmos 147:5.

Sua santidade é imutável. Sua santidade é de geração em geração. Ele é santo, aquele que é, que era e que há de vir. "E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir" (Apocalipse 4:8).

Sua justiça é imutável. A justiça de Deus é eterna e permanente: "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade" Salmos 119:142.

Sua bondade é imutável. Deus é bondoso e sua bondade não pode ser alterada. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.

Sua verdade é imutável. A palavra de Deus é a Verdade em nossas vidas e essa Verdade está para sempre com o Senhor nos Céus. "Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu" Salmo 119:89.

Postar um comentário

0 Comentários