Como falar com Deus?


O tema de hoje na sequência dos fundamentos cristãos é: Como falar com Deus? Após várias mensagens baseadas no Catecismo Puritano de Spurgeon, eu percebi que existem ainda algumas questões básicas na vida cristã, que não são respondidas claramente nesta sequência. Por esse motivo estou adicionando algumas meditações extras para tentar falar dos pontos que não são tratados nas 82 questões fundamentais de Spurgeon.

Umas das questões básicas na vida cristã é entender como funciona a comunicação entre Deus e o homem. Nesta comunicação existem duas possibilidades: falar e ouvir. Neste estudo trataremos da forma como devemos falar com o Senhor, o que devemos fazer e o que a palavra nos fala sobre isso. Nas próximas semanas postarei também a outra parte que é como podemos ouvir a Deus.

 Como falar com Deus? 

O modo que o homem possui para falar com Deus é conhecido como oração. Quando oramos estamos falando com o Senhor através do Espírito Santo. O grande problema, neste sentido, não é o de entendermos o que significa a oração, mas como orar na prática.

Muitos irmãos não conseguem resposta alguma de Deus, pois oram da maneira incorreta. Qual seria, então, a forma correta de orar? Vejamos a palavra:

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" Hebreus 11:6.

O primeiro ponto que devemos observar quando vamos orar a Deus é que devemos crer que Ele existe. Veja que crer que Deus existe (não apenas acreditar que Ele existe, mas crer com todo nosso coração), é uma prerrogativa para nos aproximarmos de Deus. Se não tivermos fé para tal certamente não teremos nenhuma resposta de Deus e nossa oração nem mesmo será ouvida.

Infelizmente são vários os irmãos que erram aqui. A oração tem se tornado um ato repetitivo e morto no meio de muitos irmãos. Ora-se apenas por orar. Muitas pessoas tem orações prontas apenas para orar na sua célula ou Igreja. Isso é muito comum. Não pense que Deus irá se revelar a você se está orando desta forma.

Para falar, de fato, com o Senhor devemos crer que ele existe e ter fé quando estamos em oração. Se não temos fé nossa oração será ineficiente e morta. Deus não irá ouvir nossa oração e muito menos respondê-la.

 O que fazer? 

"Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á" Mateus 7:8.

Ore mais. Ore muito mais! Quando [na oração] você achar que não está falando com ninguém, continue orando ainda mais, durante algumas horas, até que consiga ter certeza que Deus ouviu a sua oração. Seja perseverante! Se você não consegue resposta de Deus, ore até conseguir ouvi-lo! Busque-O como o ar que você respirá e certamente Ele se fará achado.

O Senhor se agrada quando buscamos pela Sua presença com sinceridade e perseverança. Ele é como uma pérola de grande valor que devemos buscar intensamente. Se proceder assim, estou certo que você será ouvido e respondido.

Postar um comentário

0 Comentários