Como são as obras providenciais de Deus?


O tema do ensino de hoje é: Como são as obras providenciais de Deus? Nele trataremos da forma como Deus age em suas obras e como governa todas as coisas, todos as criaturas e todas as suas ações.

Em todos os seus desígnios o Senhor é perfeito. As obras do Senhor são igualmente perfeitas e tem algumas características específicas que permitem compreender o porque Deus age como Ele age.

 Suas obras são santas 

"Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras" Salmos 145:17.

As obras do Senhor são santas. Tudo aquilo que ele realiza e trabalha através do seu poder é santo. Isso significa que suas obras não se baseiam em nada que é imundo ou mundano.

 As obras do Senhor são sábias 

"Até isto procede do Senhor dos Exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra" Isaías 28:29.

Os pensamentos do Senhor são elevados e não podem ser comparados aos nossos. Isso significa que as suas obras serão também baseadas nessa sabedoria e nesse conhecimento de Deus. Muitas vezes não entendemos porque Deus permite certas coisas, ou ficamos irritados e tristes. Mas Deus sabe todas as coisas, por isso aquilo que Ele faz, apesar de não entendermos muitas vezes, é perfeito.

 As obras do Senhor são poderosas 

"[...] e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, [...]" Hebreus 1:3.

Diante do poder infinito de Deus todas as coisas são sustentadas pela sua palavra.

 O Senhor domina sobre tudo 

"O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" Salmos 103:19.

Todas as coisas estão debaixo do domínio de Deus. Todas as pessoas, obras, criaturas e todas as suas atitudes e pensamentos. O Senhor é soberano sobre todas as coisas desta terra. Não há nenhuma obra sobre a terra que não esteja sob o domínio poderoso de Deus e das suas obras.

O Senhor guarda aqueles que são seus através do seu domínio e das suas obras. Que Ele nos paciência e compreensão para entender a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável.

Postar um comentário

0 Comentários