Como foi a criação do homem?


O tema do ensino de hoje é: Como Deus criou o homem? Trataremos sobre a forma que Deus criou o homem, como este era quando da sua criação e qual era a sua habitação e domínio.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra | Gênesis 1:27-28

Cremos que Deus criou todas as coisas através da força do seu poder, e com o homem não foi diferente. Entretanto, vemos algumas peculiaridades no texto de Gênesis. Vejamos abaixo:

 Criados à imagem de Deus 

Uma das maravilhas mais elevadas da criação é o fato do homem ser criado "à sua imagem". Ser criado à imagem de Deus é diferente de ser criado à Sua semelhança. A diferença é simples: ser semelhante à Deus significa fomos criados com a aparência de Deus — se é que Deus tem aparência física —, enquanto que ser criado à imagem de Deus significa que fomos criados conforme Ele é em sua essência. Nos textos abaixo veremos alguns pontos que tipificam essa afirmação:

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" Efésios 4:24.
"E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" Colossenses 3:10.

É interessante que, após o pecado, nós precisemos nos revestir desse homem. Entretanto não foi assim desde o inicio. Deus havia criado Adão perfeito, à sua imagem. E em tal perfeição Adão possuía a natureza de Deus em justiça, santidade e conhecimento.

Temos que perceber que todas essas coisas são dom de Deus. Ninguém, por si só, pode ser justo ou santo ou ter conhecimento de coisa alguma senão por Deus. Se não nos revestimos desse novo homem não seremos capazes de possuir tal natureza divina.

 Criados Homem e Mulher 

Uma característica da criação de Deus é que ele nos criou homem e mulher. Isso poderia ser um ponto irrelevante, não fossem as inúmeras novas formas de união. Deus nos criou homem e mulher para nos mostrar que é essa a união que Ele deseja para nós, uma família estabelecida com um homem e uma mulher.

O diabo tenta nos enganar de todas as formas e uma das coisas que ele mais tem tentando macular e destruir nos últimos anos é a família. Neste sentido o divorcio e a homossexualidade são os seus maiores trunfos, além das muitas filosofias vãs que em nada ajudam no estabelecimento das famílias.

 Abençoados por Deus 

Muitas pessoas não percebem esse trecho escondido no livro de Gênesis. Mas é importante perceber que Deus nos abençoou antes de todas as coisas. Antes mesmo do pecado reinar, nós fomos abençoados por Deus. Se o homem é o que é hoje é pela permissão e bênção de Deus.

 Domínio sobre toda a criação 

Deus também colocou todas as coisas sob o domínio do homem. Entretanto, quando pecamos, fomos destituídos desse domínio. Quando Jesus veio uma das obras dele foi restituir todas as coisas para Ele mesmo. Ele tomou o domínio do diabo e "pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas" Efésios 1:22-23. Assim, nós que fomos comprados, lavados e remidos pelo precioso sangue de Jesus e fomos também enxertados na videira verdadeira, temos parte em todas as coisas por meio de Jesus Cristo.

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.