Qual é o principal ensino das Escrituras?


O tema do ensino de hoje é: Qual é o principal ensino das Escrituras? Veremos os pontos centrais ensinados pela palavra de Deus. Claro que existem muitos pontos de ensinamento nas escrituras, entretanto veremos apenas os principais.

O primeiro ponto trata daquilo que o homem deve crer. Não podemos acreditar em qualquer palavra ou qualquer afirmação vinda dos homens. Muitas pessoas creem em muitas coisas sem observar nas escrituras o que, de fato, deve guardar sua atenção. Então, no que devemos crer?

Vejamos o seguinte versículo: "Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus" 2 Timóteo 1:13. Aqui Paulo cita três pontos fundamentais: as sãs palavras; a fé; e o amor. A palavra pura de Deus é a sã doutrina citada por Paulo. Devemos tomar muito cuidado para não macular essa palavra santa com humanismos e caduquices. A palavra também ensina sobre a fé, sem a qual é impossível se achegar a Deus e agradá-Lo. De fato, sem fé é impossível servir ao nosso Deus. E por último o amor. O amor é demonstrado pelos atos e feitos do Senhor. Deus é um Deus de amor, de benignidade, de perdão.

Outro ponto que podemos verificar na palavra é o dever do homem. Qual é o dever de todo homem ensinado nas escrituras? Vejamos o versículo: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem" Eclesiastes 12:13. O pregador de Eclesiastes resume sua pregação numa frase. O que é muito interessante e esclarecedor. Aqui vemos dois princípios básicos: temer o Senhor e guardar seus mandamentos. Sabemos que o temor do Senhor é o principio do saber e não existe forma de alcançar a sabedoria sem temer o Senhor. Por outro lado devemos guardar os mandamentos e a palavra do Senhor para nos manter firmes na sua vontade.

O que a palavra nos ensina, em suma, é que devemos guardar as palavras do Senhor e temê-Lo. Sempre baseando nossa vida na fé no filho de Deus e no amor de Deus pai.

Postar um comentário

0 Comentários