Genealogia: Do exílio na Babilônia até Jesus | Mateus 1:12-17


Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze | Mateus 1:12-17

Leitura: Mateus 1:12-17; Jeremias 29:10; Esdras 1:1-3.

Quando Jerusalém foi invadida e saqueada pelo império babilônico o povo israelita foi levado cativo e passaram a viver em Babilônia. Jeremias, um profeta que viveu exatamente neste tempo, profetizou acerca do retorno do povo de Deus a Jerusalém: “Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar” Jeremias 29:10. A profecia indicava um período de setenta anos de cativeiro em Babilônia, para então o Senhor Deus trazer o povo mais uma vez a Jerusalém e restaurar o Templo e a cidade da cidade.

Após os setenta anos estipulado pelo Senhor conforme profetizado por Jeremias, Ciro, o rei da Pérsia, determinou a reconstrução do templo em Jerusalém:

“No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém” Esdras 1:1-3.

Dentre todos que desceram do exílio para a reconstrução da cidade estava Zorobabel que é citado no livro de Esdras (capítulo 2) como um dos líderes do primeiro grupo de judeus que desceram do exílio na Babilônia. Ele se tornou governador de Judá (Ageu 1:1) e foi levantado por Deus para reconstruir o templo de Salomão, que havia sido destruído. A profecia de Zacarias também indica que Zorobabel edificaria a casa de Deus: “As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos desta casa, elas mesmas a acabarão, para que saibais que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a vós outros” Zacarias 4:9.

Interessante perceber as datas dos livros de Esdras e Ageu. Esdras foi escrito durante o reinado de Ciro, o Grande e Zacarias no tempo do Rei Dário, cerca de dez anos depois. Por isso é dito que as mãos de Zorobabel acabariam a edificação da casa de Deus, pois ele foi impedido de edificar por dez anos após voltar do Exílio.

É muito interessante notar que este homem Zorobabel está na linhagem real de Jesus e dos filhos de Davi. Muito interessante também notar que sem a atitude inicial de homens como Zorobabel, Neemias, Esdras e Josué, a reconstrução do templo e da cidade não seriam possíveis. E Zorobabel não apenas edificou um templo de pedra, mas preparou, em certa medida, o caminho do Senhor Jesus que haveria de nascer de Maria. Se Zorobabel não se dispusesse a descer de Babilônia para Jerusalém José, seu descendente não tomaria Maria por esposa e consequentemente a história como a conhecemos não seria possível. Tudo isso fazia parte do plano eterno do Senhor para a vindo do Messias, Jesus, descendente de Zorobabel.

Postar um comentário

0 Comentários