Não te estribes no teu próprio entendimento | Provérbios 3:5


Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento | Provérbios 3:5

Vivemos em tempos de grande soberba e conhecimento exacerbado da palavra de Deus e das ciências humanas, naturais e físicas. Mas, ainda assim, o Senhor tenta nos ensina a confiar nele e não nos estribar em nosso próprio entendimento. A palavra 'estribar' significa se firmar, se apoiar. O estribo é a peça onde colocamos os pés quando vamos montar o cavalo. É como se Salomão estivesse nos dizendo para não nos firmamos e assentarmos em nosso próprio entendimento, uma parábola que talvez esteja dizendo que o nosso conhecimento é a nossa última fortaleza neste mundo.

Quando a nossa confiança não está baseada inteiramente no Senhor, então temos um grave problema. O problema reside no fato que o conhecimento tem a tendência de substituir o real conhecimento do Senhor e se tornar a base da nossa confiança, pois julgamos que ele nos dará o resultado que queremos. É por isso que conhecimento é perigoso, pois ele nos dá uma falsa impressão de segurança.

É claro que devemos buscar o conhecimento de todas as coisas debaixo do céu, mas se nos estribamos apenas neste conhecimento, certamente não somos sábios, pois este conhecimento pode ser falho. Se o homem é falho, então o seu conhecimento, por uma ordem lógico, também pode ser. É por isso que não devemos nos estribar em nosso próprio entendimento. Devemos abrir mão do nosso entendimento em prol do conhecimento vivo, profundo e eterno de Deus. Se nos estribamos em nós mesmos ou no nosso entendimento fútil e passageiro, hora ou outra cairemos nas armadilhas do acaso.

Por outro lado, o coração sábio compreende que ele, por si só, nada sabe; nada compreende. Obter o entendimento é, em grande medida, reconhecer o dinamismo e multitude da vida nesta terra e entender que talvez nós não conheçamos todos os aspectos de determinado assunto. É por isso que foi dito: "Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda" Provérbios 9:9.

Neste sentido, a maior fonte de sabedoria, discernimento e entendimento é o Senhor. Por isso devemos confiar nele de todo o nosso coração. O homem, por si só, não conhece seu próprio caminho, mas Deus conhece todas as coisas. Confiar neste Deus é o mais sábio a se fazer e a escolha mais acertada de uma vida inteira.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, oportuno para um tempo onde a mentira atropela a verdade e a injustiça afronta a justica

    ResponderExcluir
  2. Parece que, a mentira sufoca a verdada,infelizmente

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.