Introdução ao Evangelho de Mateus


O Evangelho de Mateus contém o Evangelho do Reino dos Céus, provando que Jesus Cristo é o Rei dos Judeus e o Messias que havia de vir ao mundo. Mateus escreveu para os Judeus e apresenta Jesus como seu Rei, o Legislador deste Reino e o Leão da tribo de Judá.

O livro tem inicio com a genealogia do Rei e com a indicação de que Jesus é filho de Abraão e filho de Davi. A indicação de Davi e Abraão nos direcionam para a antiga aliança e a nova Aliança sendo cumprida em Jesus.

 Jesus, filho de Abraão 

Um dos pontos interessantes a serem tratados aqui é que os descendentes de Abraão, o povo peregrino de Deus, depois de tantas lutas durante a história, encontrou descanso em Cristo. Jesus era a promessa que Deus havia feito a Abraão. Em Jesus cumpriram-se todas as coisas. Nele, todas as família da terra foram abençoadas com a pregação do evangelho da Paz.

Quando chegamos a carta de Paulo aos Romanos, ele nos explica com maior clareza que em Cristo os filhos da fé são também filhos e descendência de Abraão. Isto porque, assim como Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça, nós cremos em Jesus Cristo e através da nossa fé temos a justificação dos pecados. Portanto o sinal da fé, que para o povo hebreu era cravado na carne através da circuncisão, passou agora a ser a circuncisão do coração, pelo Espírito, como nos explica Paulo: "Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, pelo Espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede de seres humanos, mas de Deus" Romanos 2:29.

 Jesus, filho de Davi 

Mas aqui Mateus também nos mostra que Jesus tem um reinado. Se Jesus era filho de Davi, era, portanto, seu sucessor na linhagem real e, portanto, suscetível a assumir o trono de Israel. Entretanto Jesus não veio assumir um reinado terreno. O livro de Mateus trata diversas vezes do Reino dos Céus, direcionando o reinado de Jesus para os Céus e não para a terra.

Por tratar do Reino do Rei Jesus, o livro de Mateus trata da legislação deste Reino. O Sermão do Monte nos capítulos 5, 6 e 7 são as 'leis' que Jesus ensinou ao povo e que formaram a constituição deste reino. Ademais, o livro traz muitas passagens que tratam especificamente acerca do Reino, como por exemplo, as muitas parábolas deste livro, sempre começando com "o Reino dos céus é semelhante a". Além das parábolas, este livro também é um dos que mais trata acerca das bodas do Cordeiro, do julgamento de todas as coisas e do cumprimento final do Reino de Jesus.

A história de Jesus cumpriu todas as profecias acerca do Messias que havia de vir, por isso Mateus sempre menciona alguma passagem do antigo testamento, corroborando que Jesus é o Messias. Aqui é importante lembrar que este evangelho foi escrito para judeus que estavam aguardando a vinda do Messias.

Neste evangelho Jesus também é tido como o Leão de Judá e por isso o evangelho é retratado em Apocalipse, Ezequiel e Daniel como o ser vivente com aparência de Leão (o que explica a imagem alusiva a este estudo).

O Capítulo 1 nos fala acerca da genealogia de Jesus Cristo, os detalhes de Seu nascimento e as circunstâncias que envolveram este maravilhoso evento. Infelizmente muitos leitores da Bíblia ao lerem este capítulo costumam pular os 17 primeiros versos, pensando que toda a repetição destes nomes é algo difícil e irrelevante. Entretanto, conhecer bem a genealogia de Jesus Cristo é importante, pois ela é a essência do Antigo Testamento. É como se, em alguma linhas, Mateus houvesse resumido toda a história de cerca de quatro mil anos.

Postar um comentário

0 Comentários