Genealogia: De Abraão ao rei Davi | Mateus 1:2-6



Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e os seus irmãos; Judá gerou Perez e Zera, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; e Obede gerou Jes sé; Jessé gerou o rei Davi [...] | Mateus 1:2-6

Leitura: Gênesis 5:1-32; Gênesis 38; Josué 2; Josué 6; Rute; Deuteronômio 23:3; 2 Samuel 11:3-4; 2 Samuel 11:5-15; 27; 1 Reis 15:5.

Agora entramos realmente na genealogia, apesar de que não me atreveria a me aprofundar neste estudo. A história da genealogia de Jesus no livro de Mateus é muito interessante e diferente de outras genealogias da bíblia. Aqui vemos, por exemplo, a citação de algumas mulheres. Feito que, certamente foi revolucionário. Vemos também a citação do pecado de Davi. Talvez esses sejam os pontos mais proeminentes dessa primeira parte da genealogia de Mateus e é sobre eles que falaremos agora.

No Antigo Testamento as mulheres não eram mencionadas nas genealogias. Na genealogia de Adão, por exemplo, nenhuma mulher é mencionada (Gênesis 5:1-32). Aqui, porém, na genealogia de Jesus, o nome de cinco mulheres é mencionado e certamente não foi por acaso. Todas elas eram pecadoras, a não ser Maria que concebeu virgem e dela nasceu Jesus, o Senhor. As demais foram Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba.

A história de Tamar pode ser conhecida em Gênesis, capítulo 38. Ela era esposa de Er, primogênito de Judá, mas ficou viúva, pois Er era mau aos olhos do Senhor. Ela, temendo não possuir filhos, fez-se prostituta e se deitou com Judá tendo dois filhos: Perez e Zerá.

Raabe era prostituta em Jericó, que foi tomada pela povo de Israel. Ela, entretanto, foi liberta do destino dessa cidade, pois livrou os espias da morte quando estes foram espiar aquela terra. Fez, porém, um acordo com os espias para que livrassem sua vida quando o Senhor concedesse a cidade a Israel, e assim foi. Essa história pode ser lida no livro de Josué capítulo 2, e o cumprimento da promessa no capítulo 6.

Rute é a única das citadas que possui um livro específico contando sua história. E essa história começa com Elimeleque fugindo para Moabe em tempos de fome em Belém. Rute casou-se com seu filho Quiliom, que morreu deixando-a viúva. Noemi, sogra de Rute, depois de dez anos, decide voltar para sua terra natal e Rute decide segui-la.

Ao respigar (Significa colher as espigas que restavam após a colheita. Os fazendeiros deixavam alguma coisa da colheita para que os mais pobres pudessem colher.) nas terras de Boaz, este se agrada de Rute, a compra de volta e se casa com ela. Mesmo sendo gentia e excluída da comunidade de Israel segundo a lei (Deuteronômio 23:3), ela é admitida pela graça e ainda compõe, como estamos vendo, a linhagem do Messias.

Rute tipifica a Igreja do Senhor, composta de gentios, que estava indefesa, pobre e suja, mas achou graça aos olhos de Deus. Veja que Boaz significa 'nEle há força', mostrando que mais do que uma história de amor contida na bíblia, o livro de Rute conta como nós, gentios, alcançamos a graça da parte de Deus.

A última citada é Bate-Seba, que fora mulher de Urias. A história de Bate-Seba é, também, muito interessante. Davi, que foi o homem segundo o coração de Deus, cometeu um erro enorme, pois se deitou com ela enquanto Urias estava no fronte de batalha (2 Samuel 11:3-4). Vendo que o erro não seria corrigido (mesmo depois de muitas tentativas), Davi o matou e se casou com Bate-Seba (2 Samuel 11:5-15; 27), havendo, assim, pecado de homicídio e adultério.

Davi, homem segundo o coração de Deus, fez o que era reto perante o Senhor todos os dias da sua vida, exceto por esse mal (1 Reis 15:5). A genealogia, aliás, não cita o nome de Bate-Seba, mas cita “da que fora mulher de Urias”, enfatizando o grande erro de Davi e mostrando que, além de Deus ser Deus de gentios, é também Deus de pecadores.

Tudo isso indica que Cristo não está relacionado somente com os judeus, mas também com os gentios, e até mesmo com pessoas pecadoras, e é o Salvador de todos os homens.

Postar um comentário

0 Comentários