Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução | Efésios 5:18


A meditação de hoje é uma reflexão sobre um tema muito discutido em nossos dias que é sobre a possibilidade do cristão de ingerir bebidas alcoólicas. Claro que esta meditação não chegará a uma conclusão definitiva sobre este tema, mas vale a observação deste versículo para chegarmos em uma conclusão ou perto disso.

Primeiramente deve ficar bem claro que beber vinho, cerveja ou qualquer bebida alcoólica não é pecado. Não há nenhuma passagem que diga que não devemos ingerir este tipo de bebida. Paulo, aliás, aconselha Timóteo a tomar um pouco de vinho: "Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades" Timóteo 5:23.

Sendo assim, a nossa discussão não é sobre beber ou não beber, visto que não é pecado ingerir essas bebidas. Nossa discussão é sobre a embriaguez e sobre nos encher do Espírito.

 Não vos embriagueis 

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito | Efésios 5:18

Até o dia de hoje eu entendia este versículo da seguinte forma: não devemos nos embriagar se bebemos o vinho em que há dissolução. Eu entendia que o problema não era se embriagar, mas se o vinho era ou não dissoluto. O sentido real deste versículo, entretanto, é mais ou menos assim: não vos embriagueis com vinho, pois isto é dissolução. O fato de nos embriagar, por si só, é um ato dissoluto.

Mas o que viria a ser algo dissoluto? O sentido desta palavra tende a um ambiente de promiscuidade e permissividade. É aquele ambiente que existe quando há muita bebida envolvida. Além de permissividades e promiscuidade, também pode haver confusões, contendas e todo tipo de carnalidade.

Este não é o ambiente ideal do cristão. É por isso que, apesar de não ser pecado, devemos ter cuidado redobrado com a bebida. A bebida pode nos levar a situações que nos farão cair em pecado e por isso, se possível, é melhor que seja evitada. Mas Paulo também nos ensina uma contrapartida.

 Enchei-vos do Espírito 

A contrapartida que Paulo nos apresenta é nos encher do Espírito Santo. Enquanto gastamos nosso tempo em dissoluções e bebedices deveríamos estar gastando nosso tempo nos enchendo mais de Deus. É interessante que uma coisa não existe sem a outra. É importante ser criterioso quanto a bebida, mas ainda mais importante nos encher do Espírito. Não fará a menor diferença para nós apenas sermos controlados neste ponto. Devemos nos encher do Espírito, pois somos seres espirituais.

Paulo também nos ensina a como nos encher do espírito. Veja: "falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo [...]" Efésios 5:19-20.

O contrário desse ambiente de dissolução é o ambiente do Espírito e a forma de adentrar neste ambiente é através de salmos, hinos e cânticos espirituais. Muito simples, na verdade. Não é uma receita, mas uma realidade prática. A palavra fala que Deus "[...] habita entre os louvores de Israel" Salmo 22:3. Devemos sempre estar na presença do Senhor e isso com as armas que Deus nos deu que são os hinos e cânticos espirituais. Em comunhão com a Igreja santa e remida louvando e bradando a Deus com toda sinceridade e singeleza em nossos corações seremos cheios do Espírito Santo e todas estas coisas não farão a menor diferença.

 Afinal, beber vinho é ou não pecado? 

Infelizmente muitos leitores do blog estão diminuindo esta discussão para esta pergunta tão simplória, então vou responder também o que diz a palavra: não, beber vinho não é pecado. Beber ou não vinho é um costume cultural. Na época de Jesus as pessoas bebiam vinho, porque esta era a única bebida diferente da água e um costume existente, mesmo na palavra, desde os dias de Noé e muito provavelmente antes dele.

Paulo chega a instruir Timóteo a ingerir vinho, por causa da sua saúde: "Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades" 1 Timóteo 5:23. E ainda Jesus, nosso Senhor bebeu o vinho que representava seu sangue durante a santa ceia: "E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus" Marcos 14:23-25. Portanto, se beber vinho fosse pecado, Jesus e todos os discípulos seriam pecadores. Mas Jesus não pecou e nada foi achado que o condenasse. 

Portanto, não reduza este tema à simplicidade da nossa cultura. A palavra de Deus é viva e eficaz e não se amolda à nossa justiça humana, carnal e muito menos cultural. A discussão central aqui não é sobre beber ou não, porque a grande maioria dos homens da palavra de Deus bebiam vinho, mas a dissolução nele envolvida, conforme expliquei no primeiro tópico. Que Deus nos esclareça.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Prezado irmão em Cristo. Graça e paz.Este estudo me chamou muito a minha atenção porque eu venho pesquisando sobre esse assunto sobre o vinho jã faz algum tempo e concordo com vc. Infelismente muitos pastores e teólogos condenam os que faz o uso da bebida alcólica, mas também deixam de ensinar como ser cheios do Espírito Santo. Eu bebo o vinho sim, mas não com o intuíto de embriagar-se, até porque Jesus me libertou das bebidas a que eu era viciado e se euvoltar a beber novamente serei semelhante aos israelitas que sairam do Egito, mas o Egito não sairam de seus corações. E como vc disse no final do estudo, se nos enchermos do Espírito Santo, todas essas coisas que não edificam serão insignificantes. Eu gosto do vinho, gosto do suco de uva, bebendo com moderação ambos são bons para a saúde. Hoje não precisamos beber para se alegrar porque a nossa verdadeira alegria é o Senhor que nos proporciona. Nada neste mundo irã superar a presença de nosso Deus em nossas vidas, portanto vamos buscar as coisas que são de cima, porque é para lã que estamos caminhando. Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Silva no youtube tem um estudo histórico e teológico sobre isso, procure

      Excluir
  2. Os beberrões não herdarão o céu.

    ResponderExcluir
  3. A falta de conhecimento bíblico é um problema sério... Ainda mais quem é carnal.

    ResponderExcluir
  4. Quando ele diz que beber ñ e pecado, eu parei de lê o estudo.pq isso é desculpas pra quen quer viver uma vida de pecado ai fica arrumando desculpas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo meu irmão!
      Comecei a ler o estudo aqui!Quando ele falou que não era pecado ingerir bebida alcoólica, parei de ler!
      Herege....

      Excluir
  5. O que eu digo e repito, conforme atualização recente, eu digo com base bíblica. Gostaria que se não concordam com meus pontos de vista, que contra argumentem conforme o que diz as escrituras e não baseados no achismo humano. Julgar um irmão de herege, por outro lado, é sim um pecado. Porque da medida que julgarmos, seremos julgados. Que Deus nos esclarece e perdoe os nossos pecados.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.
    Gálatas 5
    …20 idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e
    21 inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Simples.
    O que diz a Escritura Sagradas?

    Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    1 Coríntios 6:19

    Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
    Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
    Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
    Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
    Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
    Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.
    Contra estas coisas não há lei.
    E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
    Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
    Gálatas 5:16-25

    Com todo respeito à todos que acham e até creram que é lícito beber vinho ou bebida forte ( ÁLCOOL ). A própria Escritura Sagrada explica, como descrito nos textos citados.
    Creio eu pela Palavra de Deus que é pro inibido beber vinho e outra qualquer bebida alcoólica. O "problema" é que por não ter escrito essa palavrinha "PROIBIDO", essas pessoas acham ou creiam que Deus não proíbe beber vinho ou bebida alcoólica. Só que Deus nos deixou na sua Palavra textos que nos ensina que não se deve beber vinho ou bebida alcoólica.
    1° • Qualquer tipo de bebida seja ela "alcoólica ou não ", é prazer da CARNE.
    2° • Domínio próprio é fruto do Espírito.
    3° • Uma pessoa cheia do Espírito Santo, e que é guiado pelo Espírito não praticam as concupiscência da carne.
    4° • "Se" nosso corpo é templo do Espírito Santo, não podemos nos sujar.
    Que Deus em Cristo Jesus tenha misericórdia de nós, nos ajude e nos abençoe. 🙏 Um abraço fraternal a todos.

    ResponderExcluir
  8. Correção acima.
    *** Creiam que é proibido

    ResponderExcluir
  9. É lamentável utilizar uma oportunidade como essa para incentivar o pecado.
    Com frequência eu tenho levado pessoas com problema de dependência ao alcool para centro de recuperação:familias destruidas,rastro de destruição....Eu já ingeri bebida de alcool,porém a minha biblia diz : E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará,se pois o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres joão 8.32,34.E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça rm 6.18. Então eu não tenho mais duvida deste assunto.Não existe beber socialmente. A palavra e bem clara : quem é limpo,limpe-se mais , quem é sujo ,suje-se mais ap 22.11.Em lucas 21.34E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Jesus vem buscar um povo santo,especial e de boas obras. A na média mundial o Brasil está em primeiro lugar em alcolismo.Jesus nos salvou para ser sal,luz. Não devemos ter nehuma participação com obras das trevas

    pr antonio augusto -poa/rs

    Lucas 21:34

    ResponderExcluir
  10. Queridos, pelo visto alguns irmãos ainda não entenderam minhas palavras.

    Em momento algum eu estou incentivando o consumo de bebidas alcóolicas. Novamente, quem está afirmando isso não entendeu ou não quer entender minha mensagem. Claro que temos muito problema com alcoolismo, porém esta é só uma das diversas batalhas que temos que travar diariamente contra o pecado e a carne.

    Como eu disse e repeti no texto, o contrário da embriaguez é nos encher do Espírito Santo. Isso sim importa. Se nos enchermos do Espírito a bebida não será nada para nós. O nosso problema, na verdade, é a nossa própria cobiça. Tentamos criar regras e mais regras para tentar vencer o pecado na carne, como se um mandamento salvasse alguém. Porém é aqui que reside o grande cerne da questão.

    O contrário da embriaguez é exatamente nos encher do Espírito e não a proibição de uma bebida, que devemos entender é uma questão totalmente cultural. Se no Brasil é pecado beber vinho, na antiga Israel no tempo de Jesus não era? Então as nossas bíblias mudaram com o tempo? Essas diferenças são diferenças culturais de cada povo e nação. Porque por mais que beber ou não beber álcool seja uma escolha pessoal, nos encher do Espírito, por outro lado, é o mandamento dado pelo apóstolo.

    A discussão não deveria ser: devemos ou não beber? O alvo deveria ser que todos nós nos enchêssemos do Espírito Santo, porque é ele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. E se alguém ainda não entende o que eu digo, não me julgue. Mas busque de Deus a compreensão. E se eu não entendi alguma coisa conforme deveria, ore a Deus que me revele.

    Abraço fraternal!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.