Correi de tal maneira que o alcanceis (1 Co 9:24)




"Não sabeis vós que o que corre no estádio, todos na verdade, correm, mas um só terá o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis"

1 Coríntios 9:24

Essa passagem fala sobre como deve ser a nossa caminhada com Deus e faz a analogia a um atleta. O atleta deve ter extrema disciplina. Ele deve treinar e fazer os exercícios todos os dias. Vai passar por dores, quebrar limites e terá uma alimentação adequada. Se entra de férias ele precisa praticar, ainda que de forma leve, para não perder toda a forma, o que acontece em poucas semanas sem exercícios.

A vida de um atleta não é fácil, mas é bem rigorosa. Se fizermos uma analogia com a caminhada com Deus poderemos ver a seriedade que é seguir a Deus. O servo de Deus deve se dominar em tudo para alcançar a coroa incorruptível, dada por Deus. O atleta, por sua vez, alcança uma coroa passageira. Por isso a caminhada com Deus não pode ser levada qualquer maneira, precisamos ser zelosos em nosso caminhar a fim de alcançarmos o prêmio da salvação. 

Nessa caminhada com Deus todos estamos correndo nesse estádio, mas pelo que parece poucos percebem a seriedade dessa corrida. Devemos correr de tal forma que alcancemos esse prêmio, como que se nossa vida dependesse disso. E de fato ela depende! Não podemos mais correr despreocupadamente, mas com zelo e sabedoria.

A salvação, ao contrário do que muitos acreditam, está sendo desenvolvida a cada dia e ainda há de ser revelada no grande Dia do Senhor. Não podemos viver como se já houvêssemos recebido um corpo glorificado, pois ainda não o recebemos. A única coisa que podemos fazer é correr com ainda mais esmero aguardando a promessa se revelar do alto, de onde vem a nossa salvação.