A porta larga leva à perdição (Mateus 7:13)


"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela" (Mateus 7:13-14).

Antes de tentar entender o que significa a 'porta larga', devemos entender o caminho que nos conduz a ela. Aqui o Senhor Jesus não está tentando evangelizar ninguém, mas Ele demonstra através de uma parábola, as duas possibilidades que nós temos ao segui-Lo. É como dizer que os crentes de todas as eras sempre terão sempre uma escolha a fazer entre essas duas portas. No final é uma simples questão de escolha, apesar de na prática não ser tão simples assim.

Entrar pela porta larga significa viver uma vida cristã desregrada e imatura e não buscar a maturidade com o Senhor ainda em vida. Desde que me converti eu indaguei o Senhor sobre a justiça divina entre os crentes que buscam o Senhor incessantemente em oração, leitura da palavra e serviço, daqueles que vivem de qualquer maneira. O Senhor é amor, mas Ele também é extremamente justo. E essa palavra responde às minhas indagações. O Senhor nos deu essa escolha de entrar pela porta estreita ou pela larga. Não que ele deseja que que seu povo caia em perdição, mas ele nos permitiu escolher.

A unica forma de não entrar pela porta larga é entrar pela porta estreita. Nós devemos ter muito cuidado e permanecer vigilantes e atentos em nossa caminhada diária. A segunda carta de Pedro tem uma passagem interessante e cita alguns atributos que não nos deixarão infrutíferos no conhecimento do Senhor Jesus (2 Pedro 1:5-8). Mas é interessante perceber o primeiro deles: diligência. A vida cristã precisa ser uma vida diligente. Talvez a única forma de fugir da porta larga é permanecer diligentemente na vida e comunhão do Senhor Jesus. A nossa carna é desesperadamente corrupta e a cada momento busca um motivo para se rebelar contra nós. O diabo também a todo instante nos tenta e seduz. Por isso se não formos diligentes certamente pereceremos pela porta larga.

Uma vez que colocamos a diligência em prática, não andaremos nesse caminho desregradamente. Pelo contrário, adicionaremos à fé a virtude, à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, à piedade a fraternidade e à fraternidade o amor. E com esses atributos nunca seremos achados infrutíferos diante de Deus.

Entretanto uma vez que caímos em perdição sofreremos dano. Engana-se aquele cristão que pensa que não sofrerá afronta neste mundo ou mesmo no porvir. Se você entrar pela porta larga, certamente sofrerá dano. Aqui não significa que você não será salvo, mas sua salvação virá ainda que pelo fogo. Lá haverá choro e ranger de dentes. Porque se os pais na carne, que amam seus filhos, os corrigem para os ensinar o caminho correto, quanto mais o nosso Deus e Pai não corrigirá os seus buscando o seu próprio bem?

Bem-aventurado aquele que, em vida, entra pela porta estreita. Este gozará das alegrias das bodas do Senhor. Vista-se de força irmão! O reino é tomado por esforço. Que o Senhor seja conosco.

3 comentários

Vocês são lindos... amo a vida de cada um. Quero contemplar a vida de Cristo na vida da igreja. O Senhor abençoe e nos guarde

Reply

Parabéns ótimo post me ajudou muito...deus abençoe.
http://saude-e-eternidade.blogspot.com/

Reply

maravilhoso aprender mais sobre Jesus desde que este aprendizado este centrado na palvra de Deus pois nao quero ser so ouvinte mas praticanteeee Deus os abençõa por este estudos continuem assim pois receberão o garladão e não se deixe exaltar mas so exaltam a Jesus

Reply

Postar um comentário