Sem fé é impossível agradar a Deus | Hebreus 11:6


De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam | Hebreus 11:6

[Revisado e atualizado em 02/03/2020]

Hoje em dia muitos irmãos preciosos têm buscado agradar a Deus de muitas maneiras. Porém, caso um irmão tenha falta de fé certamente fracassará. A fé é a base de uma vida cristã normal, pois ela mesmo fundamenta tudo que a palavra pode e deve realizar em nossa vida. Primeiro porque temos que crer que Deus existe. Talvez isto possa parecer lógico, mas quantos irmãos buscam a Deus religiosamente sem compreender que Ele é vivo e pode nos salvar de todas as coisas? Quantos mais oram a Deus sem esperar resposta alguma ou quantos ainda nunca O ouviram? Isto tudo pode ser devido ao pecado ou talvez pela falta de fé.

Abraão é nosso maior exemplo de fé. "Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou" Hebreus 11:17-19. Mas do alto ouviu o Anjo do Senhor: "Abraão! Abraão!" E ainda: "Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho" Gêneses 22:12. Abraão não negou ao Pai seu único filho, recebido milagrosamente em sua velhice, mas se dispôs pela fé e realizou conforme o mandamento dos Céus. Assim, seu filho foi liberto e sua fé foi imputada por justiça (Gálatas 3:7).

Se Abraão, o Pai da fé, viveu por fé, muito mais na vida da Igreja hoje nós precisamos também andar baseados nesta fé! Nós, os que cremos pela fé, somos também os verdadeiros filhos da fé e filhos da promessa em Abraão (Gálatas 3:7). E se de fato somos seus filhos, devemos andar como ele andou. Alicerçados na fé daquele que pode, se necessário, nos ressuscitar dos mortos. Veja que a fé não se baseia naquilo que conhecemos ou nem mesmo naquilo que consideramos ser a vontade de Deus, mas exclusivamente da palavra do Deus vivo. Porque “[...] a fé vem pelo ouvir, o ouvir a palavra (rhēma) de Deus” Romanos 10:17.

O que, então, significa tudo isso para nós, filhos da fé em Abraão? Significa que devemos crer e andar segundo as santas escrituras. Com firme base na fé devemos crer na obra poderosa do Senhor Jesus na cruz e andar como ele mesmo andou. Significa que pela fé, eu devo seguir Jesus até a cruz a fim de viver para Deus. Como Paulo nos ensinou: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" Gálatas 2:19,20.

Significa que minha vida deve ser baseada na fé para que eu mesmo seja sacrifício agradável a Deus, crendo, pela fé, em Jesus, para que eu viva como nova criação em Deus. É uma vida nova sem o poder do pecado. Uma vida poderosa cheia de milagres. Vida que vence o mal, vence o pecado, vence o diabo, vence a nossa carne e tem poder para nos apresentar à Deus, naquele Dia, totalmente perfeitos e íntegros. Significa que através da fé a poderosa e milagrosa obra de Deus será completa em mim, que não ando mais na carne, mas no Espírito.

É por isso que muitos cristãos não conseguem ver mais a vida de Deus como podemos ver na vida de Jesus e dos seus apóstolos. Se não cremos nas poderosas obras que Jesus realizou como eu mesmo poderei realizar obras ainda maiores que Jesus? Se não cremos que podemos vencer o pecado e a carne, como então eu poderei viver em novidade de vida? Toda a vida do crente deve ser baseado na fé. Do contrário seremos apenas religiosos falando daquilo que não entendemos. A fé é poderosa para fazer a palavra de Deus atuante na minha vida e me fazer, na carne, nova criatura em Deus.

Nos dá dessa fé, meu Pai! Fé que transforma nossa vida. Que transforma a vida daqueles que nos rodeiam. Que é operante e faz de nós nova criação em Cristo Jesus. Para que o mundo veja a tua glória e te glorifiquem eternamente. Amem!

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe um comentário! Queremos saber o que você achou do texto.